Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mercado de marmitas fitness ganha adeptos em Teresina

Culinária tem atraído mais e mais pessoas por oferecer alimento equilibrado e comporções exatas

11/02/2019 07:58

Planejar as refeições por conta da vida corrida é um dos segredos para manter uma alimentação equilibrada e saudável nos dias de hoje. Não é mais difícil essa organização porque empresas especializadas em preparar marmitas e refeições fitness para viagens estão presentes no mercado em vários pontos da cidade de Teresina para atender uma clientela que tem agenda lotada de compromissos. Restaurantes e cafeteria nesse ramo de negócio apresentam um cardápio com uma variedade de saladas e sopas de legumes atendendo todos os gostos do freguês, pessoas de ambos os sexos e idades.

Empresas de fast food que trabalham com marmita fitness ou para viagens em Teresina, o segredo para montar uma refeição saudável a dica é saber variar os ingredientes de cada grupo de alimentos para não enjoar nem deslizar na dieta. Cada prato de saladas com mix de folhas, sopas ou caldos exige um preparo cuidadoso, sempre agregar um ingrediente diferente, queijos em cubo, frutas e legumes. São dicas indispensáveis, segundos donos desses negócio de alimentação, para quem quer agradar o seu cliente ou atrair mais público.

Ainda segundo eles, para que uma marmita seja fitness não esquecer que é preciso ter nutrientes equilibrados e em proporções exatas, sem exageros. Os carboidratos devem ser da cadeia dos complexos (os integrais) e as proteínas que não apresentam gordura (carnes brancas ou vermelhas). A Vida Leve Gourmet, de Marcela Melo Oliveira, é uma das empresas em Teresina que trabalha com marmita fitness há três anos, exatos. "Atendemos pessoas de todos os tipos, principalmente aquelas que querem perder peso, as que buscam comer de forma saudável pra prevenir doenças, as que estão doentes e precisam comer com restrições", ressaltou a empresária.

Culinária tem atraído mais e mais pessoas por oferecer alimento equilibrado e com porções exatas. Foto: Jailson Soares/ODIA

Atuando no mercado de alimentação desde março de 2017, a Quitanda Santa Teresa, localizada na Avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina, além de funcionar como cafeteria dispõe de um cardápio com oito tipo de saladas fitness, além de sopas e caldos a base de legumes. Para a proprietária, a elaboração desse cardápio é da Chef Ceres Rebelo. "Não trabalhamos com marmita, mas atendemos encomendas de saladas fitness, hoje bastante procurada por aquelas pessoas que optam por uma alimentação a base de mix de folhas e outros ingredientes saudáveis", pontuou.

Num ambiente bem requintado e climatizado, a Quintanda Santa Teresa tem uma clientela bem diversificada, de pessoas de ambos os sexos e idade, que desfrutam de uma grande variedade de pratos de saladas preparados com mix de folhas, morango, manga, croutons, cebola roxa, abacaxi, gengibre, torradas, castanha do Pará, azeite, cubos de queijo coalho, carne do sol desfiada, de frango, tomate cereja, acompanhados de molho à base de vinagre balsâmico com redução de tangerina e especiarias, ou molho à base de mostarda e mel, refeições ricas e nutritivas.

Entre os oito pratos de saladas do cardápio, o mais requisitado pela clientela do Quitanda Santa Teresa é a Salada Santa Teresa, isso por conta do mix de folhas e ingredientes agregados ao prato. Nele, o cliente degustará mix de folhas, carne de sol desfiada, cubos de queijo coalho temperado, tomate cereja, abacaxi, croutons e castanhas de caju. Acompanha ainda molha à base de vinagre balsâmico com redução de tangerina e especiarias. "É um prato que agrada o gosto do cliente por conta da variedade de ingredientes que ele compõe", ressaltou a proprietária.

Outros pratos compõem ainda o cardápio do Quitanda Santa Teresa: além do Santa Teresa, tem o Detox, Burrata, Carpaccio, Gourmet de Quinda, Espaguete de Abobrinha, Tropical Light e Caesar, este último permite a escolha da proteína. "Apostamos e investimos na qualidade de nossas refeições, que seja no serviço de cafeteria ou nas encomendas de saladas. A pessoa que frequenta nosso estabelecimento vem porque sabe de nossa qualidade, da excelência da prestação de serviços e dos pratos de saladas, sopas e caldos que servimos", ressaltou a empresária do Quintana Santa Teresa.

Marmitas fitness, vida saudável

Empresas de aplicativos no Brasil, Enquanto umas empresas de fast food trabalham com encomendas para viagens, no caso da Quintanda Santa Teresa, outras, porém, com marmitas fitness, a exemplo da Vida Leve Gourmet. Para esses pontos de alimentação, marmitar traz vários benefícios para a saúde, que vão além de um cardápio nutritivo e equilibrado. As feitas em casa, por exemplo, são apontadas como as marmitas fitness que têm alimentos mais frescos, saudáveis e muito mais nutritivos do que as opções industrializadas.

Além de ser saudáveis, pessoas que têm a marmita como opção de almoço ou janta no dia a dia ouvidas por O DIA afirmam que a quantidade limitada de comida livra daquela vontade que teria de repetir a refeição após terminar o prato. O desempregado João Batista é desses que dizem ter aderido esse tipo de alimentação. "Além de ser mais em conta e escolher o que quero comer de alimentos que considero saudável, sei que terei os nutrientes equilibrados e em proporções exatas", avaliou.


Foto: Jailson Soares/ODIA

"A procura por marmita fitness é muito grande. Trabalhamos com refeições fits e normais, mas as fits são as mais procuradas por pessoas de todos os tipos. Entre elas, as que querem perder peso, principalmente. Elas buscam comer de forma saudável pra prevenir doenças", lembrou Marcela Melo Oliveira, do ponto de alimentação Vida Leve Gourmet, acrescentando que é uma clientela que cresce bastante.

De acordo com a empreendedora, dispõe de dois tipos de marmitas, uma com menor quantidade de carboidratos, vem com um tipo de proteína, um tipo de carboidrato e uma quantidade maior de salada. "O nosso outro prato vem com um tipo de proteína, dois carboidratos e salada. Todos são feitos com ingredientes Integrais e carboidratos de baixo teor glicêmico, como Macaxeira e batata doce", pontuou, acrescentando que as marmitas são composta por arroz integral, macarrão Integral, feijão, macaxeira, batata Doce, abóbora, legumes, folhas selecionadas, grãos e carnes magras.

Quanto aos preços da Vida Leve Gourmet, não varia. Entretanto, os pratos são a partir de R$ 13,00 até R$ 24,00. "Somente para os clientes que têm dieta personalizada, onde suas refeições são preparadas de acordo com a dieta prescrita pelo nutricionista. No tocante a procura, são mais mulheres, mas ultimamente a procura masculina tem aumentado bastante", frisou, citando que a Vida Leve Gourmet está no mercado há três anos.

Por: Luiz Carlos Oliveira
Mais sobre: