Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Medidas restritivas: novo decreto não inclui supermercados e academias

O decreto estadual com medidas mais rígidas para conter a transmissão da covid-19 foi publicado hoje (27), no Diário Oficial do Estado.

27/01/2021 10:52

As atividades consideradas essenciais, como padarias, supermercados, clínicas, farmácias e academias, não estão incluídas nas novas medidas restritivas anunciadas nesta terça-feira (26), pelo Governo do Estado do Piauí. O decreto estadual com medidas mais rígidas para conter a transmissão da covid-19 foi publicado hoje (27), no Diário Oficial do Estado. As novas medidas entram em vigor nesta quarta-feira e vão até o dia 21 de fevereiro. 


Leia mais: Decreto restringe funcionamento do comércio e suspende carnaval no Piauí 

Vale lembrar que os estabelecimentos de segmentos considerados essenciais, como mercados, supermercados, hipermercados, padarias, lojas de conveniência e de produtos alimentícios;  farmácias, drogarias e comércio de produtos sanitários e de limpeza, continuaram funcionando durante toda a pandemia.

Foto: Bruno Cecim/Fotos Públicas

Já o setor de atividades físicas, apesar de ser considerada como atividade essencial, nesse momento, foi um dos últimos a retomar o funcionamento do Piauí. Os estabelecimentos voltados para atividades físicas só retomaram o funcionamento em 08 setembro de 2020, dois meses após o início da flexibilização das atividades econômicas no Estado e um mês após a retomada do comércio. Do mesmo modo, os atendimentos eletivos em clínicas, que também foram suspensos no início da pandemia, desta vez continuam funcionando com o novo decreto.

Novas medidas restritivas

Inicialmente, o decreto previa o funcionamento do comércio em geral até as 14h e os shopping centers até as 19h, mas o Governo do Estado voltou atrás e mudou o horário de fechamento do comércio para as 17h e os shopping centers das 12h às 21h. Já os bares e restaurantes podem funcionar até às  23h, com proibições de shows, música ao vivo e som ambiente. Além disso, o decreto suspende eventos carnavalescos no Estado. As medidas foram tomadas em virtude do aumento de casos e mortes da doença nas últimas semanas.


Mais sobre: