• Novo app Jornal O Dia
  • ITNET
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Mais Médicos: Profissionais recusam vagas em cidades do Sul do PI

Segundo o programa, 24 vagas não foram preenchidas por falta de inscrições. População de municípios como Guaribas está sem atendimento.

11/01/2019 16:52h

Quase dois meses após o anúncio da saída dos médicos cubanos que atuavam no Piauí, 24 vagas do programa “Mais Médicos” continuam em aberto por falta de médicos interessados em atuar em municípios distantes da capital e outros grandes centros urbanos. A coordenação do programa informou ao ODIA que a falta de profissionais atinge municípios situados no extremo Sul do Estado, como Morro Cabeça no Tempo, Barreiras do Piauí, Guaribas e Santa Filomena.

De acordo com a coordenadora do programa no Piauí, Idvani Braga, nessas localidades em que não houveram inscritos, os casos considerados de urgência estão sendo encaminhados para cidades-polo, já os demais atendimentos estão suspensos até a ocupação das vagas deixadas pelos médicos cubanos. “Tem município que fica muito distante e continua sem médico nenhum”, completa.

Além destas 24 vagas que já estão em aberto, a ocupação de outras 33 vagas ainda está indefinida, pois, segundo o Mais Médicos, os profissionais tinham até ontem (10) para se apresentarem nos municípios. “Nós ainda não sabemos como estão essas vagas, pois somente na segunda-feira o Ministério da Saúde vai nos enviar um relatório informando se foram preenchidas ou não”, afirma.

A coordenadora explica que, em caso de não preenchimento, as vagas serão disponibilizadas a partir do dia 23 de janeiro para médicos brasileiros formados no exterior inscritos no programa. “Os médicos vão acessar o sistema e escolher as vagas remanescentes. São profissionais que já foram inscritos no edital e o Ministério está conferindo a documentação”, explica Idvani Braga. Até o momento, 142 profissionais já estão atuando pelo Mais Médicos no estado.

Um balanço divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Saúde informa que 1.462 profissionais com registro no Brasil e inscritos na segunda chamada não se apresentaram nos municípios brasileiros escolhidos, o que representa 17,2% dos 8.517 das vagas disponíveis na seleção.

Confira o cronograma das próximas etapas do Mais Médicos:

14 de Janeiro - Publicação da lista dos médicos com registro médico no Brasil que iniciaram as atividades

22 de Janeiro - Publicação da validação dos documentos dos brasileiros formados no exterior

23 a 24 de Janeiro - Brasileiros formados no exterior escolhem vagas

29 de Janeiro - Publicação da validação dos documentos dos estrangeiros formados no exterior

30 a 31 de Janeiro - Estrangeiros formados no exterior escolhem vagas

Por: Nathalia Amaral

Deixe seu comentário