Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de mil piauienses já morreram vítimas de AVC em 2020

Doença é a quarta que mais mata no Brasil. Trata-se de uma enfermidade silenciosa e geralmente se manifesta a partir dos 40 anos.

02/11/2020 17:33

Pelo menos 1.031 piauienses já perderam a vida em 2020 em decorrência de complicações de aneurisma e vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A discussão a respeito da doença voltou à tona nos últimos dias após a morte do ator Tom Veiga, intérprete do Louro José no Programa global Mais Você. Ele foi encontrado morto em casa após sofrer um AVC.

Leia também: Dia Mundial do AVC: saiba mais sobre a doença e como identificar os sintomas

Acidente Vascular Cerebral hemorrágico é a quarta doença que mais mata no Brasil. Ele ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe dentro do cérebro. O AVC pode estar associado a outras comorbidades como hipertensão e diabetes. Geralmente ele decorre das complicações de um aneurisma, que é basicamente a dilatação das veias e artérias intracranianas. Quando a pressão arterial sobe, essas veias e artérias podem se romper, o que caracteriza um AVC hemorrágico.


Foto: Agência Brasil

Leia também: No Piauí, mortes causadas por AVC e infarto diminuem durante a pandemia

Geralmente as pessoas acometidas por um aneurisma já nascem com predisposição e a doença só costuma se manifestar depois dos 40 anos. Conforme os dados do Painel Registral de Óbitos do Portal da Transparência, o Piauí teve 1.258 óbitos por AVC em 2019 e 1.031 de janeiro a novembro de 2020. Quando se observa a faixa etária, percebe-se que a maioria das vítimas são homens.

Este ano, dos 1.003 óbitos por AVC registrados no Piauí, 547 foram vítimas do sexo masculino e 484 foram vítimas do sexo feminino. Em ambos os sexos, as maiores taxas de mortes se concentram na faixa etária de 80 a 89 anos. Ao se observar a curva de casos em 2020 no Piauí, houveram picos de registros de óbito por AVC em meados de março, abril, maio e em meados de setembro. A partir de outubro, os cartórios piauienses passaram a registrar queda nos registros de morte por acidente vascular cerebral, chegando-se ao patamar de uma certidão de óbito lavrada com esta causa mortis em final de outubro.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: