Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 240 mil eleitores deverão fazer recadastramento biométrico

TRE-PI vai iniciar em julho a segunda etapa do recadastramento biométrico dos eleitores do sul e extremo sul do Piauí

23/06/2017 12:02

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai iniciar no próximo mês a segunda etapa do recadastramento biométrico no Estado, que segue até outubro deste ano. Nesta fase, serão contemplados 242.102 mil eleitores de 44 municípios, o que abrange 20 zonas eleitorais do sul e extremo sul do Piauí.


Foto: Assis Fernandes/ODIA

No Piauí, o recadastramento teve início em 2009 e, atualmente, 70% do Estado já possui a tecnologia. Nesta sexta (23) o TRE-PI reuniu prefeitos e juízes para discutirem estratégias de mobilização dos eleitores. “Temos volume grande no início e nos últimos dias. O importante é que haja um fluxo contínuo para que todos sejam atendidos”, ressaltou Anderson Lima, Secretário de Tecnologia da Informação do  Tribunal.

Após a finalização dessa etapa, 85% dos municípios piauienses já estarão com identificação biométrica. O objetivo é cobrir todo o Estado até março de 2018, ou seja, nas próximas eleições o Piauí deverá atender os 2.300 milhões de eleitores com a biometria.


Foto: Assis Fernandes/ODIA

“A biometria é quase uma perfeição, porque você não consegue identificar nenhum eleitor com dois títulos, nenhum eleitor consegue fraudar as eleições. Traz mais segurança e transparência ao processo eleitoral”, declarou o desembargador Joaquim Santana, presidente do TRE-PI.

Além das mudanças nos títulos dos eleitores, o Tribunal deve realizar outro processo antes das eleições, o rezoneamento eleitoral, onde zonas com menos de 100 mil eleitores deverão ser extintas. “Vamos cumprir, embora haja uma reação muito grande. Estou como presidente, então, tenho que cumprir o que o superior (TSE) manda. Se revogarem, a gente revoga aqui também”, pontuou Santana. 

Por: Ithyara Borges
Mais sobre: