• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Mãe e filha fazem Enem juntas em busca do sonho do curso superior

Joana e Jacqueline Machado já possuem formação técnica pelo Ifpi e se formaram juntas este ano.

10/11/2019 14:59h

Duas pessoas que se inspiram e se apoiam. É assim que pode ser definida a relação de Joana Machado e Jacqueline Machado, mãe e filha que chegaram juntas para prestar o Enem em Teresina. É a primeira vez que Joana faz a prova, mas sua filha já passa pelo exame pela segunda vez. Encontrando incentivo uma na outra, elas perseguem o sonho de cursarem o ensino superior e terem uma formação profissional completa.


Leia também: Jovens distribuem orações e abraços aos candidatos no Enem 2019 


Aos 52 anos, Joana diz que faz o Enem para ingressar em um curso de gastronomia ou de engenharia de alimentos. Ela já possui formação técnica em cozinha pelo Instituto Federal do Piauí. A filha, Jacqueline, que também tem formação pelo Ifpi, mas em saneamento ambiental, tenta conseguir uma vaga no curso de Pedagogia.


Joana Machado e Jacqueline Machado fazem o Enem juntas - Foto: Elias Fontinele/O Dia

Para ela, a força da mãe é seu maior incentivo. “Ver uma pessoa que tem 52 anos de idade e estar aqui hoje, pra mim é um exemplo, porque apesar da idade, ela não desiste de jeito nenhum”, diz Jacqueline.

Além de prestarem Enem juntas, as duas também se formaram ao mesmo tempo, em julho deste ano. O encerramento de uma etapa juntas e o começo de um novo ciclo, juntas também. “A gente se dá apoio. Esperamos conseguir fazer uma boa prova e conquistarmos mais essa vitória juntas”, finaliza Joana.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Nathalia Amaral

Deixe seu comentário