Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lockdown no Piauí: supermercados e postos irão acatar sem recorrer à Justiça

Setores vislumbram o inicio da flexibilização do isolamento social, previsto para a próxima semana (6)

03/07/2020 10:34

Diferente do que aconteceu no último fim de semana (27), os supermercados instalados no estado não irão recorrer na Justiça contra os decretos do Governo do Piauí, que determinam o fechamento total destes e outros estabelecimentos, o chamado “lockdown”, durante todo o sábado (4) e o domingo (5).

Mesmo sem concordar com a medida, Raul Lopes, presidente da Associação Brasileira de Supermercados no Piauí (Abras-PI), garante que o setor irá acatar as restrições impostas pelo poder público sem questionamentos legais, na esperança de que novas ações deste tipo não sejam adotadas novamente.

No Piauí, supermercados fecham neste sábado e domingo em respeito aos decretos estadual  (Foto: Arquivo/ODIA)

“Vamos manter o decreto. Não vai haver mandado de segurança, nem aquele comportamento que houve no final de semana anterior.  (...) esperamos que não haja mais necessidade de fechar supermercados na próxima semana, pois isso não é usado em nenhum decreto no Brasil inteiro”, disse Lopes à imprensa local.


LEIA TAMBÉM: Lockdown parcial em Teresina: veja o que abre e o que fecha 

A medida é uma tentativa de conter e estabilizar o novo coronavírus (Covid-19) no estado. Na semana passada, porém, a questão foi objeto de disputa judicial, que concedeu uma liminar autorizando o funcionamento de supermercados em Teresina, decisão derrubada logo em seguida pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Assim como supermercados, Sindicato dos Proprietários de Postos de Combustíveis do Piauí assegura que o posicionamento da entidade, e da maioria dos gestores vinculados a ela, é por acatar o ‘lockdown’ sem grandes empecilhos, embora reconheça a possibilidade de ações individuais.

Postos de combustíveis também não irão funcionar neste final de semana (Foto: Arquivo/ODIA)

“Fizemos um acordo com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Teresina e o sindicato não vai acionar a Justiça, mas pode haver algum dono de posto que, de maneira individual, pode fazer isso, mas o sindicato não”, afirmou Alexandre Cavalcanti, presidente da entidade.

Um dos motivos para este entendimento é o indício de que o estado inicie, , na segunda-feira (6), a reabertura gradual e organizada da sua economia, autorizando o retorno de algumas atividades que estavam suspensas temporariamente devido a pandemia.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: