Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lockdown em Timon: veja o que funciona neste fim de semana na cidade

A cidade maranhense resolveu adotar as mesmas medidas restritivas que Teresina para evitar o deslocamento de pessoas da capital piauiense para lá. Lockdown parcial acontecerá em todos os fins de semana de julho.

10/07/2020 07:32

Assim como em Teresina, a cidade de Timon, no Maranhão, decidiu adotar medidas mais severas de lockdown nos finais de semana de julho para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Esse reforço da quarentena se fez necessário, porque uma vez que a capital piauiense passa o fim de semana com suas atividades restritas, os teresinenses buscam Timon para serviços essenciais como fazer supermercado e abastecer seus veículos. Para evitar que ocorra esse trânsito de gente para a cidade maranhense, a Prefeitura de Timon decidiu seguir as mesmas medidas adotadas em Teresina.

Leia também: Veja o que pode funcionar em Teresina neste final de semana 


Timon terá medidas mais restritivas neste final de semana, assim como Teresina - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (10), estão autorizados a funcionar em Timon somente:

  • Mercados, supermercados e congêneres
  • Panificados e padarias
  • Borracharias
  • Serviços bancários, exclusivamente para pagamento de auxílio emergencial e benefício sociais, e autoatendimento
  • Casas Lotéricas
  • Farmácias e drogarias
  • Estabelecimentos de vendas de gás de cozinha e demais derivados do petróleo
  • Serviços de delivery
  • Serviços de segurança e vigilância
  • Órgãos e profissionais de comunicação

Já no sábado e domingo (11 e 12), estão autorizados a funcionar somente:

  • Farmácias e drogarias
  • Serviços de saúde
  • Serviços de segurança e vigilância
  • Serviços de delivery exclusivamente para alimentação
  • Distribuição de água e de gás de cozinha

Os serviços públicos tais como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além dos estabelecimentos que funcionem operando fornos em turnos ininterruptos de 24 horas, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias expedidas para contenção do novo coronavírus, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.

Leia também: Ônibus não circulam em Teresina neste final de semana 

Importante lembrar que a fiscalização aos estabelecimentos será intensificada neste final de semana de lockdown em Timon para garantir que apenas aqueles autorizados pelo decreto municipal funcionem. Os órgãos da Prefeitura também vão fiscalizar a formação de aglomeração, circulação em grande número de pessoas em locais públicos e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.

Estas medidas anunciadas para este final de semana também valem para os próximos fins de semana deste mês em Timon, dos dias 17 a 19 de julho, e dos dias 24 a 26 de julho.

"É muito importante a colaboração da população nas ações que visam aumentar o isolamento social, pois elas são fundamentais para que possamos estabilizar a curva de contágio da covid-19, que ainda está ascendente em nossa cidade. Estamos trabalhando essas medidas em parceria com Teresina (PI) para podermos ter condições de fazer a abertura das atividades com segurança. Mas tudo vai depender do sucesso do lockdown e da ajuda da população nas medidas de isolamento e distanciamento social", foi o que explicou o secretário municipal de Governo de Timon, João Batista.

Ele lembra que no primeiro final de semana de julho, Timon registrou seu melhor índice de isolamento social até então, o que colocou a cidade ente as que mais cumpriram a quarentena no Estado do Maranhão.

Situação em Timon

De acordo com o boletim divulgado ontem (09) pela Prefeitura Municipal de Timon, a cidade possui atualmente 2.692 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 1.993 pessoas estão cumprindo isolamento domiciliar, 29 estão internadas em enfermaria e 15 estão em leitos de UTI. Timon contabiliza 83 óbitos em decorrência da covid-19 e 572 pacientes recuperados da doença.

No total, a Prefeitura já recebeu 7.464 notificações de coronavírus, sendo 2.485 foram descartados e 2.287 ainda são considerados casos suspeitos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: