Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lésbicas oficializam união no primeiro casamento homoafetivo do Piauí

A solenidade teve a participação de quatro casais de lésbicas

05/04/2013 13:52

"Se minha mãe está feliz, eu estou feliz, isso é o que importa" defendeu Karl Marx Oliveira durante a cerimônia que representou não só uma mudança na sua estrutura familiar como também em toda a sociedade piauiense. Sua mãe, Maria de Lourdes Oliveira casou-se, na manhã desta sexta-feira (05), com Rosangela Alencar, no primeiro casamento civil homoafetivo do Piauí.

A solenidade ocorreu na antiga capela do Tribunal de Justiça e foi realizada pela juíza Zilnéia Barbosa, com discurso do corregedor-geral de Justiça do Piauí, Francisco Paes Landim. Ele foi o responsável pela publicação do
Provimento 24/2012, de 14 de dezembro de 2012, que trata do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado.

Em discurso, Paes Landim citou o artigo 3º da Constituição Federal destacando a igualdade de todos perante a lei sem distinção de qualquer natureza. "O direito não pode impedir que o desejo das pessoas tenha esse ou aquele direcionamento, mas, ao contrário disso, compromete-se em promover o bem de todos sem preconceitos de sexo".

Além do casamento de Rosangela e Maria de Lourdes, as namoradas Virginia Lemos e Alexandra Oliveira, Jeniffer Torres e Natalia Costas, Sandra Marques e Cleidilene Marques também se tornaram esposas uma da outra.

Fotos: Lina Magalhães

Para Sandra esse é um grande passo porque durante muito tempo as lésbicas foram tratadas de forma marginalizada e precisavam esconder-se da sociedade a fim de não sofrerem discriminações. "Hoje, nós estamos fechando a porta do preconceito e abrindo outra para os nossos direitos. Nós nascemos e morremos da mesma forma de uma pessoa heterossexual, pois todos nós somos iguais. Eu e Cleidilene temos uma sintonia muito forte.Por isso decidimos nos casar, eu a pedi em casamento. Os planos agora é sermos mais felizes", afirma.

Por: Carlienne Carpaso e Maria Romero
Mais sobre: