Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lei Seca no Piauí: bares e restaurantes não são prejudicados com medidas

A Lei Seca proibe a partir das 24 horas da sexta-feira (23) até as 24 horas do domingo (25) o consumo de bebida alcoólica em locais públicos.

23/10/2020 12:10

Nesta quinta-feira, 22, o governador do estado do Piauí, Wellington Dias, adotou novas medidas de contenção da disseminação do novo  coronavírus. Entre elas está a Lei Seca que proíbe a partir das 24 horas da sexta-feira (23) até as 24 horas do domingo (25) o consumo de bebida alcoólica em locais públicos. 


Leia também:

'Lei Seca' em Teresina: Firmino adere medida estadual para o fim de semana


Antes da publicação do novo decreto, houve manifestação por parte de artistas, empresários  e representantes do ramo da cultura, para que não houvesse a proibição de vendas e consumo de bebidas alcoólicas no fim semana. Com a publicação do decreto, o anseio das categorias foi atendido e as restrições ocorreram de forma que não prejudique os donos de bares e restaurantes, que estão seguindo os protocolos de segurança, para diminuição dos casos de covid-19. Assim, o setor se mostra satisfeito com as medidas adotada para a Lei Seca no fim de semana.

"A nossa associação se sente contemplada com decretado publicado pelo governo. Acredito que essa foi a decisão mais acertada do governo e sua equipe neste momento. Assim, continuamos preservando vidas, empregos e empresas", diz presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Eduardo Rufino. 


Lei Seca no Piauí: bares e restaurantes não são prejudicados com medidas. Foto: Agência Brasil

Com o mesmo pensamento, a empresária do ramo de bares e restaurantes Bárbara Monteiro, afirma que a Lei Seca no final de semana, só irá modificar o atendimento às pessoas que não estão sentadas, neste caso não é permitido venda de bebidas.

"Nós empresários de bares e restaurantes achamos a atitude certa do governador em tentar frear o número de casos [covid-19], tendo em vista que ele não vai prejudicar os bares e restaurantes que estão seguindo os protocolos de saúde", conta a empresária, Barbara Monteiro.

Medidas adotadas pelo governo

Além da proibição do consumo de bebidas em locais públicos. O decreto também determina a fiscalização do uso de máscaras em locais públicos; intensificação das barreiras sanitárias; fiscalização quanto ao uso de bebidas alcoólicas para evitar acidentes e Programa de Busca Ativa para identificar precocemente os casos da doença.

"Queremos reduzir transmissibilidade,  reduzir adoecimento e com isso óbitos. Teve um crescimento de casos do novo coronavirus e todos nos temos que dá a nossa contribuição", afirma Wellington Dias.

Por: Sandy Swamy com informações de Lalesca Setúbal
Mais sobre: