Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lei Aldir Blanc: Teresina recebe R$6,5 milhões para ajudar os artistas

O lançamento dos dois editais será nesta quinta-feiea,14, o auxílio irá beneficiar artistas de diversos segmentos, durante a pandemia.

15/10/2020 13:26

 Na manhã desta quinta-feira, 15, aconteceu o lançamento dos editais com os recursos da Lei Aldir Blanc destinados ao artistas da cidade de Teresina. Os editais são gerenciados pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), ao longo do dia os documentos serão publicados no Diário Oficial do Município com as diretrizes dos artistas que podem se inscrever para receber o auxílio.

Segundo Luís Carlos, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), a lei Aldir Blanc é  importante por foi construída para socorrer os artistas neste momento de pandemia e ao todo, envolvem de forma 3 bilhões para os artistas de todo país. A cidade de Teresina já recebeu o valor de R$6,5 milhões.

" Nós iremos lançar hoje os editais para que os artistas se habilitem na apresentação da sua arte da forma estabelecida na lei para que possam receber o auxílio do governo. A lei é emergencial, a classe artística foi a primeira interrupção que aconteceu logo no início do decreto para isolamento social", explica Luis Carlos.


 Luís Carlos, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). Foto: Assis Fernandes

Assim, o artista que não foi beneficiado com o auxílio emergencial, ele pode através de uma proposta coletiva, construir um projeto nos mais diversos segmentos de cultura, apresentar para a FMC, depois o projeto será analisado por uma equipe, e após avaliação  será divulgará o resultado e o responsável pelo trabalho receberá o dinheiro em conta.

O prefeito Firmino Filho também esteve presente no lançamento e afirmou que está é uma grande oportunidade para classe artística se reerguer durante a pandemia.

"Eu não tenho a menor duvida que com que esses editais do Aldir Blac, nós vamos ter uma alavanca significativa para permitir que vários artistas locais, produções e eventos sejam realizados e não apenas contribua para cultura local como também, seja uma oportunidade para todos aqueles que ainda estão sofrendo por conta dessa pandemia", diz Firmino Filho.

 Deste modo, os artistas  deverão se inscrever  na sede da FMC, localizada na Rua Félix Pacheco, 1440, até dia 30 de outubro, das 8h às 13h. No edital que será lançado hoje,15, estarão mais as informações para seleção.

A Lei Federal 14.017/2020, aprovada em junho pelo Congresso Nacional, é conhecida como Lei Aldir Blanc, uma homenagem ao compositor e escritor brasileiro falecido em maio.


Por: Sandy Swamy
Mais sobre: