Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jovens já podem se alistar para Exército

Processo segue até dia 29 de abril

04/02/2011 12:06

"Você que completa 18 anos este ano..." Os jovens que atendem a esta condição precisam ficar alertas para o período de alistamento militar. Iniciado no dia 03 de janeiro o processo segue até o dia 29 de abril deste ano. Em Teresina o alistamento pode ser feito em quatro locais e no interior pode ser realizado nas Juntas de Serviço Militar mais próximas da residência do jovem.


Para poder realizar o alistamento o jovem precisa da certidão de nascimento original, comprovante de residência e duas fotos recentes tamanho 3 x 4. A Junta de Serviço Militar é um órgão da administração municipal operado por funcionários designados pelo Prefeito e seguindo horário de expediente determinado pela Prefeitura. Ao término da seleção o cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório, em uma Organização Militar da Ativa, ser matriculado Órgão de Formação de Oficiais da Reserva caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio ou em um Tiro-de-Guerra.


Em Teresina o alistamento pode ser realizado na Junta de Serviço Militar que fica na Rua Firmino Pires, 379 - Edifício Saraiva Center - Sala 122. Outros endereços também possíveis para o são o Escolão do Mocambinho II, na Praça de eventos culturais do bairro Dirceu Arcoverde e no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque Piauí. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3222-3718. Quem não se alistar é considerado como em débito com o Serviço Militar e pode ter conseqüências desagradáveis como não poder prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.


Os interessados em saber se estão com a situação militar regularizada, tem que ter se alistado no primeiro semestre do ano em que completou 18 anos de idade e estar de posse do Certificado de Alistamento Militar (CAM), com as anotações em dia (carimbos no verso). Caso tenha prestado o Serviço Militar, terá que possuir o Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª Categoria. Persistindo dúvidas, deverá procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de onde reside.

Edição: Carlos Rocha
Por: Carlos Rocha
Mais sobre: