Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Isolamento social: Piauí contabiliza o segundo maior índice do Brasil no domingo

Teresina também liderou isolamento entre as capitais no final de semana, mas o litoral piauiense teve fluxo de pessoas nas praias. Veja vídeo.

03/08/2020 08:44

Com Teresina registrando a maior taxa de isolamento social do país no sábado (01), no domingo foi a vez do Piauí registrar um dos maiores índices de cumprimento da quarentena em todo o Brasil. De acordo com os dados da start-up InLoco, que monitora o isolamento no país, o Piauí obteve o segundo maior índice de distanciamento social no domingo (02). Com um total de 50% de sua população cumprindo a quarentena, o Estado perdeu somente para Santa Catarina, que alcançou 50,3% de cumprimento do isolamento.

Vale lembrar que neste final de semana, o Governo decidiu não baixar nenhum decreto com medidas restritivas mais rígidas no Piauí como vinha sendo feito ao longo dos fins de semana de julho. Por conta disso, a decisão de afrouxar ou não as regras de isolamento ficou a cargo das administrações de cada município.

Em Teresina, por exemplo, o prefeito Firmino Filho manteve o lockdown parcial com restrição inclusive para serviços considerados essenciais. No interior do Piauí, o município de Uruçuí decretou Lei Seca com proibição de venda de bebida alcoólica pelos próximos 15 dias. 

Por outro lado, no litoral piauiense, apesar de a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não haver detectado aumento no fluxo de veículos em direção às cidades de praia, alguns teresinenses usaram as redes sociais para registrar suas viagens ao litoral. Mesmo com bares e restaurantes fechados e funcionamento somente em sistema de delivery, cidades como Cajueiro da Praia e a Praia de Barra Grande receberam turistas no final de semana. Em Parnaíba, por exemplo, foram autorizados passeios pela orla em grupos pequenos e sem formação de aglomeração. A polícia fiscaliza o cumprimento dos protocolos.

Alguns moradores da capital chegaram a ironizar o fato de que Teresina liderou o índice de isolamento social no final de semana entre as capitais brasileiras, afirmando que isso só aconteceu porque os teresinenses tinham viajado para as cidades litorâneas do Estado.

“Teresina fica em isolamento social, mas alguns moradores viajam para o litoral, se aglomeram e retornam à capital”, disse um seguidor do prefeito Firmino Filho no Twitter. Outro comentou “Teresina teve o maior índice de isolamento no final de semana. No litoral...” e compartilhou um vídeo mostrando uma fila de carros em uma rua de Barra Grande para onde alguns turistas se dirigiram.

Veja abaixo.


Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: