Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Intercâmbio cultural: maior organização de estudantes do mundo chega a Teresina

O objetivo é proporcionar intercâmbio cultural e profissional a universitários da capital piauiense

05/07/2012 08:35

Recém chegada na capital piauiense, a AIESEC, maior organização de estudantes reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a educação (Unesco), tem o objetivo de proporcionar a estudantes universitários de Teresina a oportunidade de fazer intercâmbio com mais 110 países. A intenção é que haja uma troca cultural e profissional entre os estudantes dos mais variados locais do mundo.

De acordo com André Passos, membro da organização e estudante de Direito, a AISEC em Teresina ainda é um "braço" da AISEC Fortaleza. Para que o escritório da organização se torne independente e se instale definitivamente na capital piauiense, é preciso criar parcerias e viabilizar cada vez mais uma maior quantidade de intercâmbios."Precisamos de um número mínimo de parcerias para trazer intercambistas e nos tornarmos independente de Fortaleza. Estamos buscando essas parcerias, tanto com a iniciativa privada como com a divulgação do nosso trabalho e procura de interessados", declarou André.

Os interessados em participar do programa devem entrar em contato com a AIESEC através das redes sociais (facebook.com/aiesecteresina) e pelo e-mail [email protected]. "Inicialmente os interessados preenchem uma ficha online. Logo após o preenchimento temos o alinhamento de expectativas e posteriormente uma palestra com os interessados. Após esse passo, quando surgem as vagas nós entramos em contato com o candidato. Uma vez aprovada, a pessoa assina um contrato conosco e já está pronta para viajar", declarou a estudante de Arquitetura Mariana Formiga, membro da organização.

A AIESEC tem dois tipos de intercâmbio: o profissional, que vai de seis meses a um ano e meio, e o cultural, intitulado "Cidadão Global", que tem a duração de seis a 12 semanas. Inicialmente, em Teresina, a organização conta com 12 membros e estará realizando apenas o intercâmbio cultural. De acordo com Mariana, a organização já intermediou dois intercâmbios, um para a Colômbia e outro para a Ucrânia e Rússia.

- Sobre o "Cidadão Global".

No "Cidadão Global", que tem duração de seis a 12 semanas, o intercambista tem a oportunidade de ajudar a mudar a realidade social do local para onde é enviado através da prestação de serviços comunitários. O intercâmbio tem cinco vertentes: Cidadão Global Ambiental, Cidadão Global Gestão, Cidadão Global Cultural, Cidadão Global Saúde, Cidadão Global Direitos Humanos.

As vagas proporcionam hospedagem, alimentação, transporte e, em algumas delas, ajuda de custo ao intercambista. A AIESEC cobra apenas uma taxa, no valor de R$ 900 (R$ 300 à vista e o restante parcelado em até 12 vezes). Tal taxa serve apenas para a manutenção dos custos da AIESEC, uma vez que a organização não tem fins lucrativos. As passagens ficam por conta do intercambista.


- Etapas do processo de intercâmbio.

1. Alinhamento: Entrevista com os interessados, para conhecermos quais os seus interesses com o intercâmbio (sempre realizado após as palestras de apresentação do programa).
2. Contrato: Entregue ao interessado, para que possa ler e avaliar.
3. EP Form: Depois de assinado o contrato, será feito um cadastro na plataforma onde ficam disponíveis as vagas, o MyAIESEC. Para o cadastro deverá ser entregue um Curriculum Vitae em inglês. Se o contratante não dominar a língua ou sentir dificuldade, os membros da AIESEC darão todo o suporte, podendo assim, o mesmo, ser entregue em português e os membros se encarregarão de traduzi-lo.
4. Buscas: Depois de feito o cadastro e o pagamento confirmado, ficará disponível ao contratante a busca por vagas na plataforma. Será oferecido um treinamento para que o contratante possa utiliza-la corretamente.
5. Match: Após procurar e se inscrever para uma vaga, a instituição a que o contratante se candidatou avaliará seu currículo e agendará uma entrevista via Skype. O match é a aprovação para aquela vaga.
6. Preparação: A AIESEC local irá fazer uma breve preparação com informações sobre o local de destino, além de inserir o contratante nos eventos da AIESEC local antes da viajem.
7. Realize: É quando se viaja para o país destino.
8. Enjoying: Aproveitamento do intercâmbio. Ao chegar o contratante terá um membro da AIESEC do país destino para lhe integrar à cultura, apresentar as pessoas os lugares. O contratante não ficará em momento algum desamparado. Nós também ofereceremos suporte virtual via Skype.
9. Reintegração: Ao retornar, o contratante será recebido pela AIESEC local, que lhe deixará a par do que aconteceu enquanto estava fora e se quiser, poderá se tornar membro da AIESEC.


- Sobre a Aiesec.

A AIESEC é uma organização gerida por estudantes e sem fins lucrativos, que surgiu após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de proporcionar às pessoas o conhecimento de diferentes culturas para que elas aprendessem o significado da palavra "tolerância". Atualmente, a AIESEC está presente em mais de 111 países e territórios e com mais de 65.000 membros e cerca de 1850 universidades conveniadas.

Focada em fornecer uma plataforma para desenvolvimento de jovens lideranças, a AIESEC oferece aos jovens a oportunidade de serem cidadãos globais, para mudar o mundo, e para adquirir experiência e habilidades que importam hoje, possibilitando aos jovens intercambistas uma experiência integrada, que desenvolve competências pessoais e profissionais a partir de vivência internacional, troca de conhecimentos, valorização da diversidade e gestão de equipes.

Edição: Redação
Mais sobre: