Instituto Dom Barreto é a sexta escola do Brasil com melhor nota no Enem 2011

MEC divulgou média geral de alunos por escola. No Piauí IDB e DEV lideram ranking de desempenho

22/11/2012 17:17h

Compartilhar no

Na tarde esta quinta-feira (22), o Ministério da Educação divulgou as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2011. O Instituto Dom Barreto, escola da rede privada do Piauí, aparece na sexta colocação no ranking das dez escolas com maior pontuação.

As notas são resultantes das médias obtidas pelos alunos de cada instituição participante do exame em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática). Apenas escolas com mais de 50% de participação e o mínimo de 10 alunos foram consideradas.

De acordo com dados do MEC participaram da edição do Enem 2011 891.070 estudantes de escolas públicas e 246.743 de particulares.

Dez escolas com as maiores médias

1º) Colégio Objetivo Integrado (São Paulo/SP) - privada - média 737,15
2º) Coléio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG) - privada - média 718,88
3º) Colegio Bernoulli - unidade Lourdes (Belo Horizonte/MG) - privada - média 718,18
4º) Colégio Vértice Unidade II (São Paulo/SP) - privada - média 714,99
5º) Colégio Ari de Sá Cavalcante (Fortaleza/CE) - privada - média 710,54
6º) Instituto Dom Barreto (Teresina/PI) - privada - média 707,07
7º) Colégio Objetivo Integrado (Mogi das Cruzes/SP) - privada - média 706,12
8º) Colégio de Aplicação da UFV - Coluni (Viçosa/MG) - federal - média 704,28
9º) Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte/MG) - privada - média 702,31
10º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ) - privada - média 702,16

A pontuação média do desempenho geral das escolas no Enem em 2011 foi de 494,9. Se comparado com o ano anterior, o índice teve uma queda de 16,4 pontos. No resultado divulgado, a média das escolas da rede privadas é 569,2, contra 474,2 das instituições públicas resultando em uma diferença de 95 pontos. Do cálculo da pontuação, foi retirada a nota da redação. Só foram consideradas as provas corrigidas pela TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Instituto Dom Barreto

O Instituto Dom Barreto já liderou a lista das escolas com melhor desempenho no ENEM em 2006. Em 2007 caiu para 11ª colocação e no ano seguinte na 15ª colocação. A nota média da escola voltou ao ranking das dez melhores do país em 2010 quando alcançou a pontuaçãode 754.13. Neste mesmo ano outra escola piauiense apareceu na lista, o Educandário Santa Maria Goretti ficou na oitava posição.

De acordo com a coordenadora do ensino médio, Marcela Rangel, o Instituto Dom Barreto não faz uma preparação diferenciada para preparar os alunos para o Enem. O colégio, que dispõe de uma carga horária oito horas diárias, possui projeto pedagógico voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências cobradas no Enem. A interdisciplinaridade, por exemplo, já trabalhada antes pelo colégio foi ampliada seguindo orientações do Inep.

Os alunos participantes do Enem passam por um sistema de avaliações composto de provas bimestrais subjetivas, provas objetivas contemplando questões de universidades que ainda não aderiram ao Enem, como a Unicamp, UnB (seriado) e USP. Marcela Rangel explica ainda que, dentro da carga horária escola, são aplicadas provas no modelo Enem, contemplando as quatro áreas de conhecimento exigidas pelo exame.

A coordenadora atribui à colocação da instituição no ranking nacional ao incentivo que é dado, por parte da escola, aos alunos. "Não há uma fórmula pronta, uma receita para nossos resultados. O que existe é a valorização da leitura e da escrita, do raciocínio lógico", afirma Marcela.

Ranking no Piauí

O ranking da média, de desempenho no Enem 2011, por escolas no Piauí é liderado pelo Instituto Dom Barreto com nota 707,07 seguido do Colégio CEV com 673,22 e do Educandário Santa Maria Goretti com 671,13. Das dez escolas do estado com melhores pontuações no exame, nenhuma faz parte da rede pública de ensino.

Compartilhar no
Por: Yuri Ribeiro

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário