Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inmet prevê tempo instável para esta segunda e com chuvas no fim do dia

Em Teresina, a temperatura deve variar de 29ºC de máxima a 22ºC de mínima

16/12/2018 17:52

As chuvas continuam a cair no Piauí nesta segunda-feira (17). Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu deve ficar nublado e com registro de pancadas de chuva no Norte e Centro-Norte do Estado.

Perspectivas de chuvas mais concentradas no litoral (Inmet/Divulgação)

Já nas regiões Sudeste e Sudoeste do Piauí, exceto na região Sul, o tempo deve ficar nublado e parcialmente nublado e com pancadas de chuvas isoladas. Os ventos devem ser fracos e moderados com rajadas.  A temperatura máxima no Piauí deve ser de 37ºC e a mínima de 18ºC, com umidade mínima de 30%.

Na capital, Teresina, o tempo deve ficar nublado e com pancada de chuva e possíveis trovoadas. O sol deve aparecer, assim como haverá aumento de nuvens no período da manhã. Já à tarde e à noite, a previsão é de pancadas de chuva. A temperatura deve variar de 29ºC de máxima a 22ºC de mínima, e a umidade do ar deve ficar na faixa de 65% de mínima e 95% de máxima.

Durante este final de semana, a meteorologia previu dias mais quentes e ensolarados, mas a chuva voltou a cair na noite de sexta para sábado e de sábado domingo. Segundo o climatologista Werton Costa, “os valores registrados ocorreram conforme o previsto, ou seja, chuvas menos intensas e com volumes menores em função da atuação moderada dos sistemas de tempo”, explica.

O climatologista comenta que nos últimos três dias não choveu devido a desaceleração do ritmo de chuva. “Tivemos uma antecipação na condição temporal. A noite de sexta foi muito abafada e com registro de chuva boa e essa madrugada de sábado para domingo também teve boa chuva. Nesses dois casos, chuvas totalizaram em algumas estações 50 mm, um volume bom para um período que não estava chovendo. No Inmet foi 11 mm a mais, colocando acima dos 300 mm da estação automática e 200 mm na estação convencional”, cita.

Werton Costa lembra que o mês de dezembro será chuvoso, mas que não cairá chuva todos os dias. Ainda de acordo com ele, o sol deverá aparecer bastante intenso, mas e poderá registrar chuva de forma inesperada. “A tendência é de chuva no natal e ano novo, mas com muita irregularidade, formando chuva no final do dia. Dezembro é o mês de início da temporada de chuva, então não terá grandes volumes”, finaliza.

Região Nordeste

O Inmet mostra que a segunda-feira será de tempo nublado e encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos Estados do Maranhão, Piauí, Norte e Sul do Ceará, no Rio Grande do Norte, Leste da Paraíba e de Pernambuco. O tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado com chuva em Alagoas e Sergipe. Pode chover no Sul e Oeste da Bahia, nas demais áreas o tempo fica o tempo fica parcialmente nublado.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: