Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio destrói 30 hectares de mata no parque zoobotânico

Um quiosque foi destruído e a Trilha Ecológica interditada, pelo risco de queda de árvores; incêndio pode ter sido proposital.

06/10/2016 10:21

(Foto: Moura Alves/ O Dia)

Um incêndio de grandes proporções destruiu, durante a tarde de ontem (05), cerca de 30 hectares da densa mata que envolve o parque Zoobotânico, na zona Norte de Teresina.  O fogo atingiu a Trilha Ecológica do parque destruiu um quiosque.

“Não foi o maior incêndio que enfrentamos, mas com certeza foi o mais destrutivo”, disse o diretor do Zoobotânico, José Renato Uchôa. Ele conta que o fogo começou por volta das 13h de quarta-feira, e só foi ser controlado às 18h. “Os bombeiros avaliaram que agora só tem fogo em troncos que ficam em lugares em que tudo já foi queimado ao redor, que não têm para onde expandir.

O diretor disse que acredita que o incêndio tenha iniciado de forma proposital. “Fizeram um buraco no muro do parque. Toda vez que endurecemos a segurança, há uma contrarreação.”, disse José Renato.

Quiosque destruído após ser atingido pelas chamas (Foto: Moura Alves/ O Dia)

A trilha ecológica do parque será interditada, por conta de árvores que caíram, e de outras que correm risco de cair. “A trilha está insuportável, muito quente, cheiro de cinzas, além do risco da queda dessas árvores”, comenta o diretor. O local frequentado diariamente por centenas de pessoas, para prática esportiva.

Além do prejuízo pelas inúmeras árvores e plantas mortas pelas chamas, a mata do parque abriga dezenas de animais silvestres, como cutias, pacas e até veados. “Tiramos cinco jiboias da área de risco e levamos para um lugar seguro. Ainda não encontramos nenhum animal morto, mas ainda não pudemos entrar na mata para avaliar esse prejuízo. Ainda está muito quente”, relata o diretor do local.

Reportagem ainda encontrou focos de incêndio que ainda persistem (Foto: Moura Alves/ O Dia)

Os animais que ficam em exposição não foram atingidos. Há, durante essa época do ano, uma preparação por parte do zoológico com relação à incêndios, com cortes na mata para evitar o avanço das chamas. “Foi um desses aceros que salvou os animais do parque”, disse José Renato.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: