Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Igreja São Benedito reabre hoje para festejos de São Francisco; veja programação

Festejos começam com carreta e santa missa a partir das 17h. Por causa da pandemia, participação nas missas e novenas terá que ser agendada.

04/10/2020 13:56

Após passar quatro anos fechada, a Igreja São Benedito, em Teresina, reabre neste domingo (04) para as comemorações do tradicional festejo de São Francisco de Assis. A programação tem início com uma carreata de abertura pelas ruas do Centro e depois será celebrada a santa missa, às 17 horas. 

Leia também: Prefeitura amplia número de pessoas permitidas em eventos religiosos 

O Igreja São Benedito estava fechada para reformas desde setembro de 2016. De lá para cá, as celebrações vinham acontecendo na área externa do templo. No entanto, a última visita feita pela Defesa Civil Municipal de Teresina, no final de setembro, constatou que a estrutura está pronta para receber novamente os fiéis e autorizou a reabertura da igreja.

“Já temos autorização de funcionamento, toda a estrutura física já foi concluída e estamos ajustando apenas alguns detalhes de iluminação e pintura. Estamos reabrindo para a realização da festa em honra a São Francisco, mas a nossa expectativa é que em breve todas as celebrações e demais atividades também possam acontecer na igreja”, disse Frei Chagas, pároco da São Benedito.

A conclusão da reforma da igreja depois de quatro anos só foi possível graças à movimentação e solidariedade dos teresinenses que aderiram à campanha Abrace a São Benedito e fizeram suas doações à Arquidiocese. O sentimento, traduz o Frei Chagas, é de felicidade e gratidão: “Estamos muito agradecidos por todos os que abraçaram essa causa. A solidariedade das pessoas fez a diferença e possibilitou que toda a obra fosse realizada, externou.


Foto: Arquivo O Dia

Confira baixo a programação dos festejos de São Francisco de Assis que começam hoje em Teresina:

- O novenário em honra a São Francisco acontece de 05 a 13 de outubro nos horários de 6h30, 12h e 17h. Para participar, os fiéis devem realizar o agendamento na secretaria paroquial ou por meio dos números (86) 3222-2667 e 9 9916-2616.

- No dia 11 de outubro, acontecerá uma feijoada com realização de rifa e sorteio de 11 prêmios.

- No dia 14 de outubro, a solenidade de São Francisco terá início logo pela manhã, de 7h às 8h, com bênção dos animais no adro da Igreja São Benedito. A missa solene acontecerá às 9h e a carreata de encerramento dos festejos, às 17h.

Cuidados em tempos de pandemia

Como em toda celebração religiosa, é esperado um grande contingente de pessoas para participarem dos festejos de São Francisco de Assis em Teresina. No entanto, em tempos de pandemia, é fiéis devem ficar atentos aos protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus e resguardarem a si e ao próximo. 

O uso de máscaras é obrigatório para participar das celebrações, bem como a higienização das mãos com álcool em gel e o respeito ao distanciamento social. A participação nas missas e novenas acontecerão mediante agendamento. “É preciso que todos façam sua parte”, finaliza o Frei Chagas.

Fonte: Arquidiocese de Teresina
Edição: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: