Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IFPI inicia aulas de curso superior de Gastronomia

Além da direção, servidores e alunos, o evento contou com a participação do reitor do IFPI.

11/03/2011 17:43

O Campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí realizou nesta sexta-feira, dia 11, a aula inaugural do curso de Tecnologia em Gastronomia, primeiro curso superior do campus. Além da direção, servidores e alunos, o evento contou com a participação do reitor do IFPI, Francisco das Chagas Santana.

Tanto o reitor quanto a diretora do campus, Susana Lago Melo Soares, destacaram o crescimento da instituição e as contribuições do curso para o cenário educacional piauiense. "Nossa intenção é ofertar, no próximo ano, no Campus Teresina Zona Sul, uma licenciatura e outro curso de tecnologia", disse a diretora.

A coordenadora do curso, Eldina Castro Sousa, apresentou aos alunos a importância do profissional de gastronomia. Destacou também que os tecnológos desta área estarão habilitados, por exemplo, a executar as técnicas de culinárias básicas da gastronomia; a administrar cozinhas e empresas de alimentação e bebidas; a elaborar projetos gastronômicos e prestar consultoria.

Os 30 alunos que compõem a primeira turma foram selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada. Neste primeiro semestre, eles terão aulas de Habilidades e Técnicas Culinárias I, Metodologia da Pesquisa, História da Gastronomia, Segurança do Trabalho, Nutrição e Dietética e Microbiologia dos Alimentos. O curso tem duração de 3 anos.

Para os alunos Junielton Evangelista da Silva e Gláubia Raiana Silva, o curso representa a possibilidade de inserção no mercado profissional. "Quero estudar e quem sabe ser um chef de cozinha internacional", destaca Junielton, que desistiu de outros cursos superiores para estudar no IFPI.

Já a aluna Francisca Nonato Vieira, 55 anos, diz que soube informações do curso devido ao filho dela, que é aluno de Geoprocessamento no Campus Teresina Central. Proprietária de uma lanchonete na região do Grande Dirceu, ela vê a formação em gastronomia como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Fonte: Assessoria IFPI
Mais sobre: