Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

IFPI abre mais de 1.400 vagas em cursos técnicos para o segundo semestre; saiba mais

A partir desta edição, os interessados deverão ter obrigatoriamente uma conta no Gov.br para realização da inscrição.

08/05/2023 às 10h39

28/09/2023 às 12h35

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) está com inscrições abertas para o preenchimento de 1.460 vagas em vários cursos técnicos distribuídos por 14 campi no Piauí. O destaque é que o aluno interessado poderá conciliar a teoria com a prática pelo aparato técnico das unidades de ensino.

 - (Reprodução/ODIA) Reprodução/ODIA

As inscrições iniciaram no dia 24 de abril e irão até 06 de junho através do site oficial do IFPI, na aba Exame Classificatório 2023.2. Neste edital é possível se inscrever em duas modalidades diferentes, sendo uma concomitante, para quem ainda está cursando o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para os quem já tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

A coordenadora do classificatório local no IFPI Teresina Sul, Geovana Azevedo, destaca a oportunidade de estudo para quem trabalha durante todo o dia, com cursos que podem ser feitos no turno período noturno.

“São muito importantes [esses cursos], pois é uma qualificação profissional e uma via que possibilita o ingresso mais rapidamente no mercado de trabalho. Temos oportunidades pelo turno da manhã, tarde e noite. Por exemplo, uma pessoa que trabalha o dia inteiro ela pode terminar o trabalho e fazer o curso técnico no IFPI à noite”, disse.

As cidades contempladas com os cursos técnicos são: Angical, Campo Maior, Cocal, Dirceu, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.

Inscrições

A partir desta edição, os interessados deverão ter obrigatoriamente uma conta no Gov.br para realização da inscrição. A conta é gratuita e feita de forma simples e rápida.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R $15, poderá ser feito até o dia 7 de junho, exclusivamente nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.

“Uma coisa muito importante que podemos destacar é a conciliação de aulas teóricas com as práticas, porque os nossos campi são bem equipados. Temos laboratórios específicos, por exemplo, para panificação, laboratório de solos, para cada área desses cursos nós temos aulas práticas e o aluno não fica somente na teoria. O aluno realmente sai preparado para o mercado de trabalho”, explica.

Processo de heteroidentificação

De acordo com informações do IFPI, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

Dessa forma os inscritos que não enviarem as documentações do processo de heteroidentificação dentro do prazo estabelecido no cronograma do edital ou tiver a solicitação indeferida será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.

Prova

A prova do Exame Classificatório será aplicada no dia 2 de julho. Ela terá 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 24 de julho.

Mais sobre: