Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeos: Idosa é atropelada em Picos e filhos pedem justiça: "foi homicídio"

O fato ocorreu na manhã desta terça-feira,05, no bairro Junco em Picos. A idosa não resistiu e faleceu, o corpo está sendo velado.

06/01/2021 11:24

Uma idosa de 64 anos morreu nesta terça-feira (05) após ser atropelada por um carro na cidade de Picos, no Sul do Piauí. A mulher, identificada como Antônia Francisca da Conceição, conhecida como Toinha, estava transitando pela rua quando foi surpreendida pelo veículo. O acidente aconteceu na Rua Castelo Branco, no bairro Junco.

Idosa é atropelada em Picos e filhos pedem justiça: "foi homicídio". FOTO: Reprodução 

As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que a idosa foi atropelada. Após o acidente, a mulher ficou embaixo do veículo; o motorista de 23 anos, deu marcha à ré e saiu do carro aparentemente assustado com a situação.

Segundo um dos filhos da vítima, o motorista trafegava em alta velocidade pela via. "Na verdade não foi um acidente, pois tem caráter de homicídio. Uma pessoa trafegando em alta velocidade em uma zona de residencial assume o risco de matar", disse o padre Abimael Nascimento, filho da Antônia Francisca.


Segundo o padre Abimael, após o ocorrido, o motorista do carro foi detido e levado para a delegacia. Já Antônia, foi socorrida ainda com vida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos. Mas, a idosa não resistiu e faleceu. 

"A gente espera que ele tome consciência para que não volte acontecer com mais ninguém. E que também não romantizem o acidente, porque não há acidente. Estamos sujeitos a situações complicadas, mas quando a pessoa está em alta velocidade, ela assume o risco de matar", explica o padre Abimael Nascimento.


Na delegacia, o motorista do carro realizou o teste de alcoolemia, que deu negativo. Nalda Nascimento, filha da Antônia, estava no momento que foi realizado o teste e teve acesso indiretamente ao depoimento do jovem.

"O irmão e o advogado quiseram dizer que foi sem querer, só que neste momento os policiais tomaram a frente e disseram que não teria como, porque as câmeras mostram que ele fez algo e que não pode dizer que 'foi sem querer'. E meu desejo neste momento é que a justiça seja feita, porque está muito difícil de internalizar", finaliza.

O corpo da idosa está sendo velado na manhã desta quarta-feira, 6, no bairro Pedrinhas, em Picos. Antônia Francisca deixa sete filhos e o companheiro.

O motorista prestou depoimento, pagou fiança e foi liberado

A equipe do Portal.com entrou em contato com o Relações Públicas da Delegacia Regional da Polícia Civil de Picos, Lennon Luz, que informou que a família ainda não foi ouvida, e que até o momento foram ouvidos o Policial Militar que conduziu o jovem a delegacia, uma segunda testemunha que também é um Policial Militar e o condutor do veículo, que foi interrogado.

De acordo com Lennon Luz, o jovem possui habilitação e o não estava com sinais de embriaguez, segundo os depoimentos. 

"Foi feito um auto de prisão em flagrante, ele foi autuado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, na direção do veículo, mas foi arbitrado fiança, ele pagou e responde em liberdade", explica Lennon Luz.

Conforme Lennon, a vítima e o jovem moram próximo ao local do acidente. Agora, será apurado as circunstâncias reais do acidente para comprovar a responsabilidade do jovem no fato. "Ele ficou no local do acidente até a chegada da polícia, e os policiais disseram que ele parecia sóbrio e tranquilo", finaliza.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: