Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HU-UFPI realiza ações no Dia Mundial da Segurança do Paciente

A data será marcada por simpósio nacional, além de ações planejadas como concurso de vídeos, campanha de sensibilização do público interno e treinamento voltado às metas de segurança.

16/09/2020 12:06

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, nesta semana, ações que marcam o Dia Mundial da Segurança do Paciente – 17 de setembro. A programação é composta por simpósio nacional, além de atividades planejadas pelo Hospital, como concurso de vídeos, campanha de sensibilização para o público interno e treinamento voltado às metas de segurança.

Jonatas Melo Neto, médico e Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, ressalta que, no contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a segurança de profissionais e pacientes ganhou ainda mais relevância, uma vez que os riscos de contaminação eram, desde o início, uma preocupação das autoridades sanitárias no mundo e no Brasil. “Atuamos para que o HU-UFPI contribuísse, de forma decisiva, para o enfrentamento da covid-19 no Piauí. Os resultados são expressivos, com assistência de qualidade a mais de 700 pacientes”, afirma Jonatas.

Nacionalmente, será realizado o Simpósio “Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19 para melhoria da qualidade e da segurança do paciente e dos profissionais na Rede Ebserh”. O evento será on-line, gratuito e aberto ao público, com transmissão nos dias 16 e 17 de setembro.

O objetivo é divulgar as inovações dos hospitais que vêm contribuindo para os serviços de saúde, a qualidade da assistência, o cuidado humanizado e a vigilância em saúde. O simpósio será transmitido pela plataforma Even3. Segundo a Ebserh, a participação em eventos digitais torna-se uma grande oportunidade de busca pelo conhecimento e de aprimoramento do trabalho em rede, em um período de constantes mudanças e crescentes descobertas, quando são demandadas respostas rápidas dos serviços de saúde.

Já no âmbito do HU-UFPI, estão abertas as inscrições para o concurso de vídeos, em que colaboradores do Hospital poderão relatar como sua atuação profissional influencia na segurança dos pacientes. “A ideia é gerar reflexões positivas sobre a importância da segurança de profissionais e pacientes no ambiente hospitalar, além de propiciar o compartilhamento de experiências exitosas”, explica a enfermeira Roxana Mesquita, Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFPI.

Como parte da programação, ocorre, ainda, uma campanha de sensibilização voltada para o público interno, incluindo “blitz” em setores do hospital com a temática “Adorno Zero”, além de treinamento com abordagem das metas de segurança. “O amplo conhecimento e o real cumprimento das seis metas de segurança são essenciais para a oferta de assistência de qualidade e segura nos serviços de saúde”, finaliza Roxana.

Por: Da redação
Mais sobre: