Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hospital Infantil Lucídio Portela dobra quantidade de leitos de UTI

As mudanças aconteceram ainda na humanização do atendimento de crianças e ganhou foco ainda no bem-estar de pais e acompanhantes

11/05/2021 15:35

O Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina, ampliou a quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamentos de média e alta complexidade dos serviços de pediatria. A melhoria faz parte da reestruturação que o hospital recebeu para ampliar os atendimentos no estado. 

O médio e diretor do Hospital Infantil, Vinícius Nascimento, explicou que a unidade dobrou a capacidade e agora conta com 20 leitos de UTI, bem como a expansão do setor ambulatorial, de exames a uma nova subestação de energia que suporta toda a demanda do local. Para ele, a estruturação é histórica e consolida o hospital como referência do setor pediátrico do Piauí

“A gente trata esse momento como uma reestruturação da saúde pediátrica, porque muda todo o perfil do fluxo. Teremos uma ampliação da capacidade de realização de cirurgia de alta complexidade, praticamente duplicamos a capacidade de UTI. É um momento históricos, temos agora um hospital que sonhávamos há muito tempo”, disse em entrevista ao programa O Dia News, da O Dia Tv.

Fonte: Elias Fontinele / O Dia 

Vinícius acrescentou que as mudanças aconteceram ainda na humanização do atendimento de crianças e ganhou foco ainda no bem-estar de pais e acompanhantes. A educação ganhou espaço e será implantado um formato de ensino que garanta a aprendizagem de pais e filhos em tratamento. 

“A gente conseguiu colocar uma sala de aula disponível e a Secretaria de Educação vai implantar um modelo para que as crianças que estejam internadas não tenham interrupção do ensino. E também das próprias mães. Temos casos de mães que moram há quatro anos dentro do hospital e acabam tendo interrupção da rotina de desenvolvimento da vida”, afirmou o diretor. 

O médico pontuou que a especialidade do Hospital Infantil é alta e média complexidade e defendeu uma fila única para que os casos de baixa complexidade sejam descentralizados pelos hospitais públicos do interior do estado. 

Mais sobre: