Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hospital Getúlio Vargas realiza cinco transplantes de órgãos em 72 horas

Os pacientes, três homens e duas mulheres, passam bem e continuam internados na unidade.

10/11/2020 12:41

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou cinco transplantes renais em 72 horas, com órgãos captados no próprio hospital. Os pacientes, três homens e duas mulheres, passam bem e continuam internados na unidade. A coordenadora do Serviço de Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, explica que foram feitas três doações de múltiplos órgãos na semana passada; sendo os doadores dois pacientes de 18 anos e um de 50 anos. Todos estavam internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).


Leia também:

“No Piauí, 60% das famílias negam a doação de órgãos”, diz coordenadora 

Pandemia paralisou doação de órgãos no Piauí 


"Os fígados foram enviados para os estados do Ceará, Pernambuco e Minas Gerais. Já os rins ficaram para transplantar no HGV. Fizemos cinco transplantes com muita alegria. Que possamos continuar neste ritmo e beneficiar muitos pacientes que aguardam por um transplante", afirma Celina.


Hospital Getúlio Vargas realiza cinco transplantes de órgãos em 72 horas. Foto: Ascom

Celina acrescenta que o trabalho realizado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), Central Estadual de Transplantes e equipe de captação foi intenso para que os órgãos fossem disponibilizados em tempo hábil para os procedimentos.

O diretor-geral Gilberto Albuquerque explica que o hospital continua realizando outras atividades, mesmo com leitos destinados aos casos de Covid-19. “Tanto recebendo pacientes regulados quanto realizando os transplantes, isso mostra o compromisso do hospital com a sociedade e mesmo num período desses de crise, continuamos cumprindo com nossas obrigações”, explica o diretor.


Edição: Da Redação
Mais sobre: