Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HGV é pré-selecionado para participar do PROADI do Ministério da Saúde

Para o HGV ser selecionado em definitivo, ainda haverá uma reunião entre técnicos do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), que coordena o programa, Ministério da Saúde, Sesapi e direção do HGV.

10/11/2016 15:26

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi um dos hospitais pré-selecionados para participar do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que trata da implantação do Programa de Segurança do Paciente e Desenvolvimento de Ferramentas de Gestão, Educação e Práticas Compartilhadas. Dentre 70 hospitais inscritos de todo o país, o HGV foi um dos pré-selecionados para fazer parte do programa. 

A diretora do HGV, Clara Leal, destaca que a seleção do HGV, deve-se ao fato do hospital ter participado do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos, através do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), desde 2012 e pelos avanços conquistados nesse período, inclusive com 65,6% de conformidades aos processos padrões de acreditação hospitalar, melhorando a qualidade e segurança do paciente.

Hospital Getúlio Vargas (Foto: Jailson Soares / O DIA)

A assessora de planejamento do HGV, Ana Célia Santos, informa que a etapa seguinte do processo de seleção será na próxima quinta-feira (17), quando acontece no HGV uma reunião entre técnicos do Hospital Moinhos de Vento de  Porto Alegre (RS), que coordena o programa, Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e direção do HGV.

Em caso de seleção, as atividades incluem o envio periódico de dados padronizados, sessões de aprendizado com orientação, suporte técnico especializado e sessões de treinamento prático sob orientação de profissionais do Hospital Moinhos de Vento; Além de encontros periódicos com a equipe técnica do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde.

O Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma ação do Ministério da Saúde (MS) dirigida ao fortalecimento do SUS, em parceria com hospitais, para melhoria da qualidade das condições de atendimento mediante a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o sistema. O Proadi-SUS foi instituído pelo Decreto nº 2.536, de 7 de abril de 1998.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: