Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

GCM fecha fábrica de cerveja e gerente é levado à delegacia em Teresina

Com a irregularidade, o gerente do estabelecimento foi encaminhado à Central de Flagrantes para prestar esclarecimentos.

01/04/2020 15:40

A Guarda Civil Municipal fechou nesta quarta-feira (01) uma fábrica de cerveja na Zona Sul por ter descumprido o decreto municipal que estabelece o fechamento de serviços comerciais não essenciais em Teresina. O gerente do estabelecimento foi encaminhado à Central de Flagrantes para prestar esclarecimentos.

Foto: Ascom. 

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), a empresa estava distribuindo bebidas alcoólicas apesar da proibição. O secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), disse que as ações de combate ao novo coronavírus estão sendo endurecidas em Teresina.

“Descumprir o decreto de isolamento social é incorrer no artigo 268 do Código Penal. Estamos numa nova fase de endurecimento das ações de combate ao coronavírus, reforçando o isolamento social e pedimos que a população permaneça em casa”, conta.

Os estabelecimentos comerciais que infringirem o artigo – que se destina a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa - estão passíveis de multas e seus responsáveis de prisão. A GCM informou que somente a distribuição de água e refrigerante continua acontecendo normalmente.

Desde a assinatura do decreto, a Guarda Civil Municipal já fechou 1.643 estabelecimentos comerciais que não deveriam estar funcionando. Ontem (31), três filiais das lojas Americanas foram interditadas.  O prefeito Firmino Filho assinou nesta quarta-feira a convocação de 261 novos guardas municipais para que possam reforçar esse trabalho de fiscalização.

Em relação à fábrica de cerveja, até a semana passada, tinha uma liminar para continuar com os serviços, mas a determinação caiu após a renovação do decreto. A empresa também realizou recentemente uma campanha de doação de álcool em gel para hospitais públicos como uma medida de combate ao novo coronavírus.

Outro lado

Outro lado

A Ambev esclareceu que 30% da produção de sua fábrica em Teresina, que abastece o estado e outros seis das regiões Norte e Nordeste, são de itens não alcoólicos como água, isotônicos e água de coco. A empresa disse ainda que a paralisação da produção fabril, que conta com bens perecíveis, afetará diretamente o abastecimento de supermercados e as operações de delivery de bares e restaurantes tão essenciais à população neste momento de quarentena. Sem produtos, os negócios locais serão altamente afetados e talvez não sobrevivam após este período delicado.

A empresa ressaltou que está comprometida com o combate ao avanço do coronavírus no país, e que por isso, passou a produzir 1.000 litros diários de álcool líquido 70% para distribuição gratuita aos hospitais públicos municipais, e também a uma empresa de manipulação, que conta com insumo para sua produção de álcool em gel.

Por fim, a Ambev informou que está focada em ajudar a conter a propagação do vírus e em apoiar o abastecimento de produtos básicos a todo comércio regional.

Como denunciar estabelecimentos irregulares

Quem verificar estabelecimentos funcionando de forma irregular pode denunciar através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254. Além disso, o cidadão pode também acessar o Colab para denunciar.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado
Mais sobre: