Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Greve dos ônibus de Teresina acaba; 240 ônibus circulam a partir de hoje

STRANS emitiou ordem de serviço na noite de ontem após assembleia da categoria que decidiu aceitar a proposta da Prefeitura. Frota será reforçada nos horários de pico.

06/11/2020 07:36

Depois de mais de uma semana de paralisação, os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina decidiram encerrar o movimento grevista. A partir desta sexta-feira (06), os veículos da frota do transporte público de Teresina voltam a circular, mas ainda em número reduzido por conta da pandemia do novo coronavírus. 

A decisão de encerrar o movimento foi tomada no começo da noite de ontem (05) depois que os motoristas e cobradores se reuniram em assembleia para deliberar a respeito da proposta da Prefeitura de Teresina de subsidiar os tíquetes alimentação e o plano de saúde dos trabalhadores entre outubro deste ano e janeiro de do ano que vem.

Apesar de se ter chegado a um acordo quanto ao pagamento dos benefícios da categoria, o SINTETRO (Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Rodoviário de Teresina) reiterou que segue em discussão com os empresários sobre o dissídio coletivo e a convenção coletiva de trabalho deste ano.

O Sindicato lembra que durante a pandemia, pelo menos 400 trabalhadores das empresas de transporte coletivo de Teresina foram demitidos e que houve redução de 70% na carga horária e no salário. O que o SETUT (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina) alega é que com a crise sanitária houve uma queda considerável na demanda do transporte coletivo, o que gerou uma baixa na arrecadação do sistema, por isso a impossibilidade de arcar com todos os salários integralmente e com todos os benefícios.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Só em 2020, esta já foi a terceira greve que os motoristas e cobradores de ônibus deflagraram. A primeira ocorreu em maio, quando a curva pandêmica ainda estava em alta e pouco depois da Prefeitura suspender a circulação dos ônibus para reforçar o distanciamento social. Em final de julho, após várias negociações, os motoristas e cobradores voltaram a trabalhar após decisão judicial que determinou que os veículos circulassem em 70% durante o horário de pico e em 30% nos demais horários do dia.

A segunda greve aconteceu no dia 13 de outubro em reivindicação ao pagamento dos benefícios conquistados pela categoria. No dia seguinte, o movimento foi suspenso após outra decisão judicial que obrigou as empresas a arcarem com o plano de saúde e o tíquete alimentação dos trabalhadores, mas no final do mês, no dia 28, outra greve foi deflagrada porque o SETUT apresentou recurso contra a determinação da justiça.

Por meio de nota, a STRANS informou que já emitiu a ordem de circulação de 240 ônibus em Teresina a partir de hoje (06) e que a frota será reforçada em 40% durante os horários de pico para atender à demanda dos mais de 47 mil passageiros que utilizam o sistema de transporte coletivo por dia na capital.

Confira a nota abaixo.

A Strans informa que os veículos cadastrados só sairão de circulação mediante comunicado oficial do Sintetro formalizando o fim da greve.

Com o encerramento do movimento grevista previsto para essa sexta-feira (06), o sistema deve operar de acordo com a última ordem de serviço feita pela Strans para a circulação de 240 ônibus. Atendendo uma demanda esperada de 47 mil passageiros por dia, com reforço de até 40% das viagens durante os horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 19h.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: