Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo recorre à Justiça para continuar gerindo abastecimento de Parnaíba

A juíza Ana Victoria Muylaert concedeu liminar determinando que a Prefeitura de Parnaíba realizasse a gestão dos serviços de água e esgoto no município.

15/01/2019 11:32

O Governo do Piauí recorreu ao Tribunal de Justiça pedindo a suspensão da liminar que passava a gestão dos serviços de água e esgoto de Parnaíba para a prefeitura do município. O governo pretende que o Estado continue gerindo o serviço sob a gestão da Agespisa. 

De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, é um equívoco tratar o sistema de abastecimento de Parnaíba como municipal. “Estamos lidando com um sistema integrado, que atende todo o litoral, incluindo as cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, além de diversos povoados, como Coqueiro e Barra Grande”, afirma. 

Merlong Solano em reunião com o presidente da Agespisa Genival Sales (Foto: Divulgação)

Nesse domingo (13), a juíza da 4ª Vara da Comarca de Parnaíba, Ana Victoria Muylaert Saraiva Cavalcanti Dias, concedeu liminar favorável à Prefeitura de Parnaíba, determinando que a mesma retome o gerenciamento do sistema. 

Merlong alerta para o risco de prejuízo aos milhares de usuários, em decorrência da descontinuidade do fornecimento de água e tratamento de esgotos. “A posição do Governo do Estado é continuar fornecendo esses serviços, por meio da Agespisa, e aperfeiçoar o sistema, através de uma série de investimentos”, destaca. 

O presidente da Agespisa, Genival Sales, ressalta que o governo está investindo em obras como estação de captação, estação de tratamento e outras melhorias, totalizando mais de R$ 151 milhões. Uma das mais importantes é a adutora do litoral, no valor de R$ 55 milhões, que está em fase avançada de execução e deverá ser concluída neste ano de 2019.

Fonte: Da redação
Mais sobre: