Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo Federal reconhece situação de emergência em Curral Novo

Desde o final do ano passado que o município sofre com precipitações irregulares, o que afetou os reservatórios de água

29/07/2020 18:09

O município de Curral Novo, no Sul do Piauí, teve seu estado de emergência por conta da estiagem reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil nesta quarta-feira (29/07). A decisão está contida na portaria nº 2.050 publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União .


Leia também

Queimadas no Piauí: focos de incêndio aumentaram 208% em um mês 


Em decreto municipal que estabeleceu o estado de emergência no mês de junho desse ano, o prefeito de Curral Novo, Júnior de Abel, explicou que desde o final do ano passado que o município sofre com precipitações irregulares, o que afetou os reservatórios de água. O gestor afirmou que criadores têm sofrido com os animais, assim como as plantações.

Imagem ilustrativa 

Júnior Abel lamentou que Curral Novo não tem condições financeiras para arcar com os prejuízos. A cidade enfrenta ainda a pandemia do novo coronavírus, com seis casos confirmados segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Além de Curral Novo, o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade dos municípios de Guarujá do Sul, Presidente Nereu, e São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina, por conta da estiagem. A situação de emergência foi reconhecida ainda nas cidades de Encantado e Taquari, no Rio Grande do Sul, por causa das inundações.

Curral Novo teve o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre todos os municípios brasileiros entre os anos de 2016 e 2017, segundo dados divulgados no ano passado pelo IBGE. A explicação de tamanho avanço está na instalação do Complexo Eólico Ventos do Piauí. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: