Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Frio em Teresina: Climatologista explica comparação de ministro da Saúde

Reconhecida pelo calor, Teresina foi o principal alvo das repercussões da fala do ministro interino Eduardo Pazuello

11/06/2020 16:16

O comentário do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que ligou o Norte e Nordeste ao inverno do hemisfério Norte, gerou repercussão e muitos memes nas redes sociais. A declaração acontece na última terça-feira (9) durante pronunciamento sobre a pandemia do novo coronavírus. Ele defendia que o pico da Covid-19 já havia passado nos estados do Norte e Nordeste quando fez a comparação.

“Para efeitos da pandemia, nós podemos separar o Brasil em Norte e Nordeste, que é a região que está mais ligada ao inverno do hemisfério Norte, são as datas do hemisfério Norte em termos de inverno, e ao Centro-Sul, Sudoeste, Centro-Oeste, que é o restante do país que está mais ligado ao inverno do hemisfério Sul”, disse.

O climatologista Hérton Costa classificou a comparação do ministro Pazuello como equivocada. O especialista explica que o período de inverno tem como característica o frio. Contudo, em parte do Norte e Nordeste, a diminuição da temperatura ocorre no período de dezembro a março, quanto é verão. O sertanejo, por sua vez, tem o hábito de se referir a esse período como inverno.

“A ideia de vinculação a sistemática climática nordestina ao hemisfério Norte extrapolou quando ele ressaltou a característica do inverno. Aí vem a questão. Será se o ministro entende o que é o inverno? Caracterizamos o inverno como uma estação fria e seca. A nossa cultura sertaneja construiu uma representação de inverno, associada ao período chuvoso, porque nesse período aumenta a cobertura de nuvens e diminui a temperatura. Mas isso não é inverno. Isso é verão. Começa em dezembro e vai até março quando tem início o outono”, comenta Hérton.

O climatologista afirma que a proximidade com a linha do equador é semelhança mais próxima que Norte e Nordeste possui com o hemisfério Norte.  “O ministro se equivocou. O hemisfério Norte pode até apresentar características muito semelhantes ao Nordeste brasileiro, a linha do equador passa logo ali, mas esse hemisfério Norte é o tropical, não tem nada haver com os EUA, com a Europa nas suas condições de inverno onde as temperaturas podem chegar a muitos graus a baixo de zero”, conclui.



Reconhecida pelo calor, Teresina foi o principal alvo das repercussões da fala do ministro interino Eduardo Pazuello. Quem já esteve por aqui ou conhece o calor de Teresina apenas pela fama resolveu brincar com a comparação do ministro. Os piauienses, então, encheram a internet com piadas.


Por: Otávio Neto
Mais sobre: