Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fórum reúne 40 municípios e estimula o desenvolvimento de cidades médias

Do Piauí, Parnaíba é o único município que integra o G20+20, lançado pelo Banco do Nordeste nesta quinta-feira.

06/07/2017 17:24

O Banco do Nordeste anunciou, nesta quinta-feira (06), a formação do G20+20, um fórum que reúne 40 cidades médias localizadas na área de atuação do BNB. Do Piauí, Parnaíba é o único município que integra o grupo. A iniciativa foi lançada durante o Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que comemora também os 65 anos de existência da instituição.

As cidades selecionadas possuem mais de 100 mil habitantes e têm uma dinâmica econômica sustentável. O potencial de Parnaíba, segundo o presidente do BNB, Marcos Holanda, é a indústria, as Zonas de Processamento de Exportação, o turismo e a economia criativa e cultural.

O prefeito Mão Santa (SD) participa do evento, realizado em Fortaleza. Sugundo ele, Parnaíba atendeu ao critério para entrar no G20+20 por ser uma cidade punjante. “Estamos aqui, no início desse debate, para trocar ideias e experiências como administradores que estão dando exemplo de empreendedorismo”, destacou.

Marcos Holanda destaca que o objetivo do Fórum Banco do Nordeste Cidades Médias é criar um espaço para essas cidades discutirem, junto com investidores e órgãos governamentais, soluções e potenciais de desenvolvimento para os municípios. “Será um fórum de negócios, para ter estratégias de desenvolvimento, inovação e empreendedorismo no interior do Nordeste, a partir dessas cidades”, explica.

O papel do banco será o de mediador e incentivador. “Queremos mostrar aos investidores o potencial que essas cidades têm e elaborar uma agenda que torne elas cada vez mais atrativas”, continua Marcos Holanda.

O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Nick Fabiancic, destacou que as cidades médias são berços de inovações nas políticas públicas. “Elas têm condições de responder com mais eficiência a diversos problemas e abrem caminho para que outras cidades sigam o exemplo”, disse.

A primeira reunião do G20+20 aconteceu já nesta quinta-feira com representantes de municípios localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia. Os gestores vão definir alguns detalhes sobre a formação do grupo e sobre o próximo encontro, previsto para acontecer em novembro.

Por: Nayara Felizardo (de Fortaleza para o Portal O Dia)
Mais sobre: