Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fórum discute políticas públicas de combate à violência contra a mulher

Para promotora, é preciso uma maior capacitação e sensibilização dos envolvidos na rede de atuação.

09/08/2016 10:35

Discutir políticas públicas no enfrentamento à violência contra a mulher foi o objetivo do Fórum Lei Maria da Penha – 10 anos de avanços e desafios, ocorrido em Teresina. O evento é promovido pela Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres em parceria com os demais órgãos componentes da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, em comemoração aos 10 anos de existência da Lei Maria da Penha.

Participaram do evento a consultora da ONU Mulheres, Wânia Passinato; a professora Dra. Francineide Pires, da Universidade Federal do Piauí (UFPI); a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Segurança Pública, delegada Eugênia Villa, além de representantes de demais órgão que compõem a rede.

Para a coordenadora do Núcleo de Nupevid (Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar), promotora Amparo Sousa Paz, é necessária uma maior capacitação no atendimento às mulheres vítimas de violência. “Nosso objetivo é reduzir os índices de violência e implementar a política de proteção às vítimas. E, para isso, são necessárias a capacitação e a sensibilização de todos os operadores para que a mulher que denuncia sinta-se realmente protegida”, defende. 

Nesse sentido, de acordo com a promotora, o Nupevid tem atuado na garantia da aplicação da lei Maria da Penha, bem como na conscientização da sociedade civil acerca do enfrentamento à violência contra a mulher. Foram desenvolvidas ações, parcerias e projetos educativos nas escolas, universidades e até mesmo na construção civil.

"O engajamento de todos os órgãos que compõem a Rede de Atendimento às Mulheres é um dos fatores principais para o combate à violência. Todas as pessoas da Rede, hoje, têm encorajado e estimulado as mulheres a denunciar, pois todos da Rede possuem um discurso só: não silencie, denuncie”, finalizou Amparo Paz.

Por: Da Redação
Mais sobre: