Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Folião que teve uma relação sexual desprotegida deve ficar atento às ISTs

Como não se pode voltar o tempo, quem está nessa situação o melhor a fazer é procurar uma unidade de saúde e fazer os exames mais recomendados.

02/03/2020 08:42

O carnaval é momento de diversão, descontração, azaração e beijo na boca. Nessa época do ano é comum paquerar e até ficar com pessoas que mal conhecemos, e é aí que mora o perigo. Ao não conhecer o parceiro, estamos sujeito a alguns riscos, como contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Se isso aconteceu, fique atento às recomendações do que fazer para evitar uma IST pós-carnaval.

Segundo Alana Niége, coordenadora municipal de IST e Aids da Fundação Municipal de Saúde (FMS) o folião que teve uma relação sexual desprotegida pode ter sido exposto, não somente a uma infecção sexualmente transmissível, mas também a uma gravidez indesejada. Mas é preciso ficar de olho no tempo de ação de cada método.

“Se a pessoa teve uma relação sexual desprotegida, ela pode procurar tanto a pílula do dia seguinte, como evitar a gravidez, e que deve ser tomada até 72 horas, como também pode procurar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que também é até 72 horas, mas o ideal é que seja feita até as duas primeiras horas, e só protege contra o HIV”, comenta.


Alana Niége alerta para as providências a serem tomadas, caso a caso - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Além disso, se a pessoa teve uma relação sexual desprotegida, é possível fazer um teste rápido para detectar HIV, sífilis e outras IST’s. Nesse caso, a recomendação é que o teste seja feito 30 dias após a relação sexual. Já para Hepatite B e C, o teste deve ser feito com 60 dias ou mais. “Esse é o tempo da janela imunológica, ou seja, o tempo necessário para que algumas dessas infecções sejam detectadas no exame”, explica Alana Niége.

A coordenadora de IST/Aids lembra que, em caso de suspeita de gravidez, o teste rápido pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Vale lembrar que o temo de fecundação não é baseado após a relação sexual desprotegida, mas sim de acordo com o tempo de evolução de cada mulher.

“O atraso menstrual é o parâmetro para avaliar uma possível gravidez, que vai de 7 a 14 dias, então a pessoa pode procurar a UBS para fazer o teste rápido gratuito. Em farmácias é possível comprar testes rápidos de gravidez com tempo de espera menor, de 05 a 10 dia de atraso, ou até de sangue, o Beta HCG, que pode ser feito após 10 dias da fecundação”, disse a Alana Niége.


Onde procurar?

Vale lembrar que o teste rápido de gravidez pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde, já os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C podem ser feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou em algumas das UBSs da Capital.

“Estamos fazendo a descentralização desses testes e algumas unidades ainda não receberam, mas queremos que todas tenham os testes, para que as pessoas possam realizar na unidade mais próxima de sua casa”, enfatiza Alana Niége, coordenadora de IST/Aids.

O CTA de Teresina funciona na Rua 24 de Janeiro, 124, 4ª andar, no Centro da cidade, próximo à Praça da Liberdade, de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde. O telefone para contato é o 3216-2046.

Por: Isabela Lopes, do Jornal O Dia
Mais sobre: