Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Floriano registra caso de malária importado; paciente é venezuelano

O venezuelano esteve em outros países da região amazônica, como Suriname e Guiana. O paciente recebeu atendimento e tratamento, e seu quadro de saúde está estável.

28/01/2021 12:00

Um caso de malária foi notificado em Floriano nesta semana. O homem de 27 anos, é natural da Venezuela e chegou na cidade há duas semanas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, após apresentar sintomas da doença, o caso foi confirmado através de teste sorológico. O paciente recebeu atendimento e tratamento na Unidade Básica de Saúde e seu quadro de saúde está estável. 

O venezuelano esteve em outros países da região amazônica, como Suriname e Guiana.  De acordo com Milessia Mousinho, Diretora Municipal de Epidemiologia, não há registros da doença nas últimas décadas no município. "Agora, o paciente e família estão sendo monitorados pela UBS da região. Ele já iniciou o tratamento, através de medicamentos específicos e, com isso, não há mais risco de contágio", disse. 

Já Francisco Alves, Diretor da 10ª Regional de Saúde de Floriano, disse que a notificação desse caso não é motivo para pânico ou alarde, pois a família do paciente e casas vizinhas estão sob o observação e monitoramento constante. 

"É um caso isolado e que foi trazido por esse paciente já de outras regiões amazônicas, visto que o mesmo é natural da Venezuela e já passou por outros países daquela região", descreve Zacarias de Freitas, do Departamento de Endemias da Regional de Saúde. 


Floriano registra caso de malária importado; paciente é venezuelano. Foto: Portal Biologia/divulgação/ Agência Brasil

Sintomas

Os sintomas da malária são: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Transmissão

A malária é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água.

Prevenção

Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão: o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.

Por outro lado, as medidas de prevenção coletiva contra a malária são borrifação intradomiciliar, uso de mosquiteiros, drenagem, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho e uso racional da terra.

Mais sobre: