Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Filhote de onça pintada é o mais novo morador do Zoobotânico de Teresina

Animal foi doado pelo Zoológico de Rondônia, após ser resgatado durante as obras de um empreendimento naquele estado

20/10/2016 11:14

Um filhote de onça pintada de sete meses de idade é o mais novo morador do Parque Zoobotânico de Teresina. O animal foi doado pelo Zoológico de Rondônia, após ser resgatado durante as obras de um empreendimento naquele estado. A onça pintada, que recebeu o nome de Tupan e pesa cerca de 20 kg, vem recebendo cuidados no zoológico em um ambiente separado até a construção de um novo espaço para onde será transferido.

Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Tupan passou por um período de adaptação em um recinto onde o público não tinha acesso, mas foi apresentado há poucos dias e se encontra em um ambiente temporário. De acordo com o diretor do Zoobotânico, Renato Uchôa, por ainda ser um filhote, Tupan não tem condições de ser reintroduzido no seu habitat natural. “Nós vamos construir um recinto especial para ele. Você não pode mais tornar ele um animal selvagem, não dá pra reintroduzir no habitat natural, porque é um filhote”, explica.

O filhote de onça pintada recebe cuidados próximos dos veterinários e tratadores do Zoobotânico, e adora brincar com os funcionários do parque. “Com a ausência do pai e da mãe, dá para termos esse contato mais próximo com ele, fazer carinhos, brincar, até ele atingir uma determinada idade, em que não vai dar mais para ficarmos tão próximos, então vamos procurar uma fêmea para ele acasalar e quem sabe ter novos filhotes”, destaca Renato Uchôa.

Da parceira do Zoobotânico de Teresina com o Zoológico de Rondônia, também foram recebidos duas macacas-aranha, dois macacos barrigudos e duas fêmeas de cateto. “As duas macacas aranhas foram apresentadas e já estão no mesmo recinto que os machos, eles já estão namorando, e criando intimidade”, conta o diretor.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: