Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Faxina nos Bairros vai aos bairros Gurupi e Chapadinha neste sábado (04)

A ação de limpeza e educação visa eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

03/05/2019 11:29

O bairro Gurupi e o Conjunto Edgar Gayoso, no bairro Chapadinha, são as regiões contempladas pela Faxina nos Bairros desta semana, que acontece neste sábado (04), a partir das 8h. A ação de limpeza e educação visa eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

O objetivo da Faxina é proporcionar à população a retirada de utensílios que a coleta regular não leva durante a semana, como vasos sanitários, carcaças de geladeira, fogão, e outros materiais de grande porte. A população é orientada pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza interna e depositar esse material nas calçadas, para que sejam recolhidos pelas equipes de limpeza no sábado.

Simultaneamente, acontece uma caminhada educativa, em que os moradores recebem dicas sobre os cuidados que devem tomar dentro de suas próprias casas. “Temos que conscientizar os moradores sobre a responsabilidade e a importância da manutenção do ambiente livre de potenciais criadouros. Que tipo de potencial criadouro? Qualquer um que acumule água”, esclarece Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ela enumera alguns objetos comuns que podem acumular água: garrafas, pneus, barris, baldes, latas, e até mesmo tampas de garrafas.

A ação é organizada pela FMS em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área, que neste mês acontecem nas zonas Sudeste e Norte. No Gurupi, o ponto de encontro das equipes para o início do trabalho será na UBS Frei Damião, e seguem percorrendo o quadrante formado pela Avenida Mirtes Melão, Estrada da Usina Santana, Rua Ferrovia REFSA e Avenida Joaquim Nelson. Já no Chapadinha, o quadrante é o formado pelos quateirões 02 a 95 do Loteamento Dilma Roussef, além das ruas Brás Honório, Lavina Gonçalves e Avenida Poty Velho. O ponto de encontro é o Quarteirão 22 (quadra k1).

A Faxina nos Bairros acontece desde 2015, com o intuito de incrementar as ações de controle vetorial da FMS, e desde então contribuiu para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. Como ainda não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, a principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito; por isso, a eliminação de objetos inutilizados que venham a acumular água é essencial, já que o Aedes aegypti se reproduz em água limpa e parada.

Mais sobre: