Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Famílias fazem protesto para exigir suspensão de ordem de despejo

Cerca de 200 famílias vivem na ocupação Alto do Vale. Manifestantes dizem que, na campanha de 2016, Firmino prometeu regularizar moradias.

23/01/2018 14:20

Cerca de 100 pessoas participaram fizeram uma manifestação nesta terça-feira para exigir que o prefeito Firmino Filho (PSDB) solicite da Justiça a suspensão da ordem de despejo dos moradores da ocupação Alto do Vale, na região do Vale do Gavião, zona leste de Teresina.
Manifestantes caminharam do prédio do Ministério Público na zona leste até o Palácio da Cidade (Foto: Cícero Portela / O DIA)

Antes, representantes das cerca de 200 famílias que vivem na ocupação participaram de uma reunião no prédio do Ministério Público do Estado situado na Avenida Lindolfo Monteiro, zona leste de Teresina. De lá eles seguiram em caminhada até a sede da prefeitura, no centro da capital.

No percurso, os manifestantes incendiaram pneus e bloquearam parcialmente a Avenida Frei Serafim, em frente ao prédio da Agespisa, provocando um congestionamento na via.

"O prefeito Firmino Filho e a vereadora Graça Amorim estiveram nessa comunidade [ocupação] no período das eleições e disseram às famílias que elas poderiam construir suas casas, pois eles garantiam o termo de posse. Só que agora as famílias foram surpreendidas por essa ordem de despejo, mas até hoje está confuso até quem é o verdadeiro proprietário do terreno, se a Prefeitura ou um particular", afirmou Luciane Santos, representante da Central Sindical e Popular (CSP/Conlutas), que está apoiando os atos realizados pelas famílias do Alto do Vale.

Moradores dizem que, na campanha de 2016, Firmino Filho prometeu regularizar moradias (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Os manifestantes chegaram ao Palácio da Cidade por volta da 13h30, após cerca de uma hora de caminhada. Eles dizem que vão ficar acampados no local até que o Firmino Filho os receba.

"Nós estamos reivindicando que o prefeito suspenda essa ordem de despejo para o Alto do Vale, porque nós não temos para onde ir, e durante a campanha o prefeito prometeu regularizar nossas moradias", afirmou 

A manifestação é acompanhada pela Polícia Militar, sob o comando da coronel Júlia Beatriz.

"A ordem de despejo é para ser cumprida imediatamente, mas há uma negociação em andamento e os moradores estão reivindicando que essa ordem seja suspensa até que a negociação termine. Nós estamos acompanhando a manifestação para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade", afirmou Júlia Beatriz.

Para os moradores, a reunião realizada nesta terça-feira representou um avanço nas negociações graças à intervenção do Ministério Público e da Defensoria Pública. Porém, eles avaliam que a Prefeitura não se mostrou disposta a solucionar o problema, de fato, limitando-se a sugerir a transferência das famílias para outro local, também irregular. 

Cerca de 200 famílias moram na ocupação Alto do Vale (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Por: Cícero Portela
Mais sobre: