Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Exposição Arte da Gente será aberta nesta quinta-feira (17)

Exposição será aberta nesta quarta e ficará até o dia 31, no Palácio de Karnak e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 18h

14/10/2013 16:01

A exposição Arte da Gente, que reúne grandes nomes das artes plásticas e artesanato piauienses, será aberta nesta quinta-feira (17), às 9h30, no Palácio de Karnak. A sede do Governo estadual abrigará obras de nomes famosos como Nonato Oliveira, Afrânio Castelo Branco, Lucílio de Albuquerque, Amaral, Gabriel Archanjo, Braga Tepi, Fátima Campos, Dora Parentes, Stênio Rocha, Rogério Albino, Mestre Dezinho, Dalva Santana, Mestre Expedito, Yolanda Carvalho, Mestre Portelada, Naza, João Oliveira dentre outros nomes reconhecidos e premiados. 

De caráter educativo, Arte da Gente pode ser visitada até o dia 31 de outubro, no Salão Branco. O público pode apreciar uma instalação dos estudantes do curso de artes visuais da Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação da professora Adriana Galvão e a arte de Hudson Melo. A entrada é gratuita. 

A iniciativa foi organizada pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Comunicação (CCom) e da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e marca o mês do Piauí.  A exposição é formada pelo acervo que pertence à Pinacoteca do Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes e as outras peças foram cedidas pelos próprios artistas.

A mostra, segundo o coordenador de Comunicação, Fenelon Rocha, tem como finalidade abrir o Palácio de Karnak para a arte piauiense para que o público possa prestigiar o talento e a originalidade do artista local, uma edificação de arquitetura clássica, com jardins projetados por Roberto Burle Marx e tem também obras de arte de vários artistas, como do próprio do Burle Marx.

Na abertura da exposição, os professores de arte receberão ainda um kit com catálogo e pequeno resumo sobre o artista e obra, camiseta, caderno de atividades e um CD com imagens das peças expostas para os educadores possam trabalhar o conteúdo em sala de aula.

Arte da Gente reúne os mais diversos gêneros da pintura e mostra a diversidade do talento piauiense, como as esculturas em ferro, de Braga Tepi e a arte santeira dos Mestres Expedito e Dezinho. A religiosidade está presente não só nas esculturas, mas também na pintura. Na exposição, os artistas retratam o sertanejo, praças de Teresina, a ecologia e mostram, com muita originalidade, a figura humana.

A exposição é aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 18h e as visitas podem ser agendadas através dos telefones 2107 3331 e 3221 6027.

Fonte: Ccom
Mais sobre: