Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes lotam Setut para protestar contra bloqueio de cartões estudantis

Portal O DIA apurou que até quem regularizou sua carteirinha de passe estudantil foi afetado pelo bloqueio.

03/07/2018 15:43

Dezenas de estudantes estão neste momento na sede do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) para protestar contra o bloqueio das carteirinhas de passe estudantil, que afetou vários usuários nesta terça-feira (3).

O estudante David Chantal, de 18 anos, afirmou ao portal O DIA que sua carteirinha e a de todos os seus colegas que utilizam o transporte público foram bloqueadas. E o bloqueio teria atingido até mesmo os estudantes que renovaram o passe eletrônico dentro do prazo.

Sem dinheiro para pagar a passagem inteira, muitos estudantes que se dirigiram para seus colégios pela manhã estão sem ter como retornar para casa. 

Segundo David Chantal, desde por volta das 9 horas os estudantes começaram a se dirigir ao Setut em busca de explicações para o problema, mas até por volta das 15h30 horas nenhum posicionamento havia sido dado pelo sindicato que representa as empresas do setor de transportes, e as carteirinhas continuavam bloqueadas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Setut informou que o bloqueio dos passes ocorreu porque muitos estudantes não realizaram a atualização cadastral que deve ser feita anualmente.


Cristiane Ribeiro só conseguiu regularizar os passes dos filhos depois de horas de espera na fila (Foto: Jailson Soares / O DIA)


Por conta disso, acrescenta o sindicato, houve um grande aumento do fluxo de pessoas indo até a sede da entidade nesta terça-feira. 

O Setut diz ter escalado um colaborador para orientar os usuários que se dirigiram à sede durante todo o dia. Mesmo assim, isso não foi suficiente para amenizar o desconforto imposto às pessoas.

Cristiane Ribeiro, que é mãe de dois estudantes, relatou ao portal O DIA que demorou horas para ser atendida, tendo que enfrentar uma fila bem maior que a habitual. "Não explicaram pra gente o porquê de estar tão lotado", queixou-se Cristiane.

O Setut informou, ainda, que apenas os cartões não regularizados foram bloqueados, ao contrário do que relataram alguns estudantes.

Os usuários também reclamam que o Setut não emitiu um alerta avisando quando os passes seriam bloqueados. 

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Setut:

O SETUT - Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina informa que devido ao grande número de estudantes não terem feito a atualização cadastral no decorrer do primeiro semestre letivo de 2018 foi realizado o bloqueio desses cadastros. O fato ocasionou um aumento considerável no fluxo de procura dos estudantes para a regularização cadastral na sede da entidade. O Sindicato esclarece ainda que para evitar maiores tumultos controlou temporariamente o fluxo de entrada de usuários em sua sede, colocando um colaborador à disposição dos mesmos para um melhor esclarecimento e orientação. A entidade informa também que somente com a renovação cadastral anual os estudantes podem usufruir do benefício da meia passagem.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: