Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estrada da Soja deve ter trechos asfaltados até o final do ano, diz Rafael Fonteles

Rafael Fonteles explicou que a primeira etapa será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

21/02/2021 11:49

Dois trechos da PI 392, conhecida como a Estrada as Soja, no Sul do Piauí, devem receber asfalto até o final desse ano, garantiu o secretário de Fazenda do Piauí e coordenador do programa Piauí, Rafael Fonteles. O gestor visitou o município de Ribeiro Gonçalves, vistoriou o asfaltamento da estrada e acompanhou a abertura da colheita dos grãos.


Leia tambémGoverno do Piauí lança edital de licitação da PPP da Rodovia Transcerrados 


Rafael Fonteles explicou que a primeira etapa será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o segundo pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), sendo que ambos possuem ordem de serviço. A terceira etapa, por outro lado, conta com emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, e será licitada até o final de 2021. Toda a obra soma 120 km. 

“Acompanhamos a abertura da colheita dessa safra recorde e vimos a importância dessa obra para o escoamento da produção agrícola. Sabemos o quanto a soja é crucial para o desenvolvimento econômico do estado. Atendemos ao pleito da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e com isso queremos gerar mais competitividade e mais desenvolvimento”, disse o secretário.

Foto:Ccom

Moyses Barjud, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus do Gurgueia, apresentou ao secretário a necessidade de urgência na conclusão do projeto da estrada Transcerrados, PI-397, para o escoamento da produção de grãos da região. Segundo ele, o estoque do produto sobrecarrega as fazendas e traz prejuízos. 

“A estrutura de armazenamento das fazendas é sobrecarregada pelo atraso em retirar, com riscos de acidente; o transporte de caminhão, que a princípio demoraria três dias, passa a durar seis ou mais dias, encarecendo o frete e desgastando os motoristas; toda a cadeia produtiva fica estagnada em face da espera pelo grão que se encontra em um caminhão atolado nas estradas do Piauí”, afirma Moyses.

Mais sobre: