Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estiagem deixa 25 municípios em situação de emergência no Piauí

Com reconhecimento federal, já publicado no Diário Oficial da União, cidades poderão obter apoio do Ministério da Integração

25/07/2017 14:44

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta terça-feira (25) a situação de emergência de 25 municípios do Piauí, devido à estiagem prolongada. Em Minas Gerais, 151 cidades tiveram reconhecimento federal em função do extenso período de seca. 

Resultado de imagem para estiagem piauí portalodia

Com a medida, as prefeituras poderão solicitar o apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de assistência à população e restabelecimento de serviços essenciais. As portarias foram publicadas hoje no Diário Oficial da União e têm vigência por 180 dias.

Os municípios afetados no Piauí são Anísio de Abreu, Aroeiras do Itaim, Assunção do Piauí, Avelino Lopes, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Caracol, Conceição do Canindé, Curimatá, Dom Expedito Lopes, Floresta do Piauí, Itainópolis, João Costa, Júlio Borges, Monsenhor Hipólito, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Pimenteiras, Santana do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Simplício Mendes e Vera Mendes.

Para obter apoio material e financeiro do Ministério da Integração Nacional para ações emergenciais, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.


Fonte: Governo Federal
Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: