Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estado inicia obras do Programa Água Doce em Campo Alegre do Fidalgo

Estado inicia obras do Programa Água Doce em Campo Alegre do Fidalgo

08/02/2017 17:43

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) iniciou, neste mês, a construção dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no município de Campo Alegre do Fidalgo. O programa faz parte do convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente e tem o propósito de levar água de qualidade para as comunidades carentes do Semiárido.

O município tem aproximadamente cinco mil habitantes e, por se encaixar nos critérios adotados pelo Ministério do Meio Ambiente (índice de mortalidade, renda e baixo índice pluviométrico), foi o primeiro a ser selecionado. Para tanto, instalou-se nas comunidades Vereda da Cacimba, Barreiro Fechado, Barro Vermelho e Caldeirãozinho toda infraestrutura para a construção de sete dessalinizadores, beneficiando mais de 300 famílias.

O coordenador do programa, Adalberto Nascimento, comenta que o PAD propõe um modelo de gestão diferenciada, onde são feitas várias reuniões com os beneficiados, para que eles compreendam a dinâmica do programa e os direitos e deveres de quem vai receber a água. A metodologia estabelecida traz aos moradores um termo de gestão, que será trabalhado pela equipe estadual na comunidade. “Hoje temos plena consciência de que é satisfatória a gestão que está sendo feita nos três primeiros sistemas construídos no município de Betânia do Piauí. Eles servirão de experiência para os próximos sistemas que serão inaugurados este ano”, acrescentou Adalberto.

Segundo o diretor do Emater, Marcos Vinicius Oliveira, o programa entra no momento de execução dos serviços, com a fase de obras, escavação de tanque de contenção e a implementação do sistema de dessalinização.  Ainda  este  mês, o Piauí  recebe a visita dos técnicos do ministério, que irão acompanhar o andamento das obras. “Serão entregues, no máximo até o próximo mês, quatro sistemas. Com a chegada dessas obras, as famílias passarão a celebrar um novo momento, este em que elas terão água de qualidade. O Emater está trabalhando sob orientação do governador Wellington Dias para que estas comunidades possam receber  também outros benefícios, só que voltado para  a produção”, acrescenta o gestor.

A aposentada Gildete Ribeiro, 63 anos, mãe de oito filhos, que mora em Vereda da Cacimba, mostra grande entusiasmo com as obras iniciadas. “A gente sofre, mas vai se segurando. Na região, temos acesso à água que, às vezes, é boa, e, às vezes, é tão salgada que não conseguimos beber. A dessalinização será uma bênção, porque aí a gente tem água boa para a vida toda”, diz Gildete.

Em todo o Piauí, serão instalados 67 sistemas de dessalinização, que irão contemplar um total de 26 mil famílias nos municípios de Acauã, Betânia do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Caldeirão Grande, Curral Novo, Lagoa do Barro, Massapê, Patos, Pedro Laurentino, Queimada Nova, São Francisco de Assis, São Julião e Vila Nova do Piauí.

  • Compartilhe

Imprimir

Fonte: Ascom
Mais sobre: