Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estações de Reciclagem já coletaram 60 toneladas de lixo este ano em Teresina

Teresinenses contam com pontos de entrega voluntária localizadas nos estacionamentos de algumas lojas.

29/09/2014 10:17

Uma pessoa produz uma média de 1,1 quilo por dia. Multiplicando esse número pela população do Brasil, que é de quase 194 milhões de habitantes, a conta chega aos 213 milhões de quilos de resíduos gerados diariamente no país. Em Teresina, são produzidas diariamente 600 toneladas de lixo, o que representa uma produção de lixo mensal de 17 mil toneladas, conforme levantamento da empresa responsável pela coleta de resíduos na capital.

Visando a sustentabilidade ambiental,  empresas têm convidado os clientes para dar um passo além, especialmente dentro do supermercado. Somente este ano, as Estações de Reciclagem GPA das lojas teresinenses arrecadaram cerca de 60 toneladas de lixo que são separados adequadamente. Desde o início do programa, no ano de 2008, foram coletadas 450 toneladas de resíduos selecionados.

Localizadas nos estacionamentos das lojas da rede, as Estações de Reciclagem servem como pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado) para os consumidores da bandeira. Loja localizada na avenida Dom Severino e São Cristóvão, coletam uma média de 4,4 toneladas e 2,6 toneladas, respectivamente de lixo mensalmente. Já o Extra coleta uma média de 1,6 toneladas de lixo.

Todo o material arrecadado é doado para as mais de 45 cooperativas parceiras do programa, que, por sua vez, trabalham para transformar os resíduos em matéria-prima, fazendo disso uma importante fonte de renda para muitas famílias. Na capital piauiense, o programa que gera cerca de 50 empregos direta e indiretamente, está alinhado às tendências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

As estações de reciclagem são confeccionadas em material reciclado e funcionam como postos de entrega voluntária (PEVs). Localizadas nos estacionamentos das lojas GPA, as estações recebem papel, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado. Os materiais  reciclados  são  doados para cooperativas de reciclagem parceiras do programa e geram trabalho e renda para  mais de 900 famílias em todo o Brasil. Como o descarte dos produtos é a última etapa do processo de consumo, as estações de reciclagem contribuem também para a sensibilização, conscientização e mobilização para o consumo consciente, orientando os consumidores para o descarte correto dos resíduos.

A gerente da loja localizada na zona leste de Teresina, Neide Batista, salienta que todos podem participar da iniciativa. "Para participar, basta a pessoa trazer o material reciclável até a nossa loja. O volume de produtos que se acumula em lugares indevidos cresce fortemente pelo mundo. E ações como as estações de reciclagem surgem no sentido de ajudar e incentivar responsabilidades cidadãs. Em nossa estação é muito grande a procura pela coleta seletiva�€, acrescenta.

Edição: PortalODIA.com
Mais sobre: