Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Especial Teresina 163 anos: Cores dos ipês alegram a cidade

Apesar de não ter estações do ano bem definidas, a florada dos ipês é responsável por anunciar a chegada da primavera no Piauí.

16/08/2015 11:22

As árvores dos ipês passam o ano quase imperceptíveis. Elas estão nas vias da cidade, em residências, instituições e crescem até em terrenos baldios. Apenas nos meses mais quentes do ano, o conhecido BR-O-BRÓ em Teresina, as flores da planta nascem e transformam as paisagens, antes uniforme, em um exuberante conjunto de cor forte.

Apesar de não ter estações do ano bem definidas, a florada dos ipês é responsável por anunciar a chegada da primavera no Piauí, que no hemisfério Sul, começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. A árvore, que surpreende na cor, também pode assustar pelo tamanho. 

Ipê é um dos inúmeros encantos da capital piauiense (Foto: Paulo Barros)

“O Ipê é uma arvore que pode atingir até de 30 metros de altura. A floração inicia-se no final de julho e vai até setembro, podendo ocorrer alguma variação devido a fenômenos climáticos. A espécie é caducifólia (decídua) e a queda das folhas coincide com o período de floração”, esclarece o chefe de Divisão de Monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sebastião Passos.

Por serem árvores típicas de cerrado, bioma que a cidade de Teresina está inserida, os ipês ocorrem com bastante frequência no município. “O que mais encontramos com predominância é o ipê amarelo, podendo ocorrer a presença de indivíduos arbóreos com cores roxas, sendo que o branco o róseo aparecem mais em parques e na arborização urbana introduzidos pelo homem”, lembra o especialista.

Por conta da grande predominância, as árvores até ganham apelidos carinhosos. O de cor branca, por exemplo, é conhecido como ‘pé de pipoca’, por parecer estourar com cada flor branca brotada na árvore. As múltiplas cores que a planta apresenta conquistam até os menos interessados.

É o caso de Almir Santos, que plantou um pé de ipê no quintal de casa após ser conquistado pela exuberância da planta. “Nem era muito de ligar para planta, mas os ipês são muito bonitos. Quem não quer um deles em casa, né?”, questiona. O jovem aguarda o florada do mais novo xodó. 

Além de conquistar pela beleza, o ipê é uma boa opção para arborização, por não demandar tantas cuidados ou ter raízes agressivas. Adaptado ao clima quente típico da região, a árvore apresenta facilidade para plantio.

“O ipê é uma árvore rústica, mas que requer alguns cuidados no plantio e principalmente as regas frequentes para que a árvore assegure a sua adaptação total no solo. Também precisa de cuidados pós-plantio como controle de pragas e doenças e podas de condução”, finaliza Sebastião. 

Jornal O DIA traz na edição deste domingo conteúdo exclusivo sobre as belezas naturais de Teresina e a determinação do seu povo.

Fonte: Jornal O DIA
Por: Glenda Uchôa
Mais sobre: