Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Escola de eletricistas: Equatorial Piauí abre inscrições para programa de qualificação gratuita; saiba mais

A edição deste ano possui 50 vagas, sendo distribuídas nas cidades de Teresina e Parnaíba, no litoral do Piauí.

30/05/2023 às 12h32

28/09/2023 às 10h36

A Equatorial Piauí divulgou, nessa segunda-feira (29), um novo edital para seleção de interessados em participar de processo seletivo para qualificação gratuita através da Escola de Eletricistas da entidade. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 05 e 06 de junho, através de plataforma on-line.

A empresa destaca que a formação gratuita de pessoas visa a contratação para que atuem no setor de distribuição de energia. Na edição deste ano, ao todo estão sendo ofertadas 50 vagas, foco nas cidades de Teresina e Parnaíba, sendo 25 oportunidades para cada município.

Edital está aberto para mais detalhes aos interessados - (Divulgação/Equatorial Piauí) Divulgação/Equatorial Piauí
Edital está aberto para mais detalhes aos interessados

O presidente da Equatorial Piauí, Hélio Rafael, destaca a importância deste tipo de iniciativa, que contribui para a transformação na vida das pessoas e impulsiona a geração de emprego e renda no estado. “Esse projeto é de suma importância para nós, já podemos acompanhar de perto, o quanto a formação profissional muda a vida das pessoas e gera novas oportunidades. Estamos muito animados em poder ofertar mais turmas e, dessa vez, expandir as vagas para o interior do Estado”, ressalta.

Os candidatos interessados em pleitear uma vaga devem cumprir alguns requisitndo, sendo eles: possuir mais de 18 anos, diploma de conclusão do ensino médio e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B definitiva e dentro do prazo de validade.

Além disso, o público feminino poderá se candidatar. O edital oferece a oferta de 35% do total de vagas preferencialmente para as mulheres, compromisso que, segundo a Equatorial Piauí, garante a representatividade feminina e igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.

Sobre o curso

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida, ampliando a empregabilidade dos participantes. A duração aproximada do programa é de três meses e meio e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

Além de expandir a oferta de turma para a cidade de Parnaíba, em 2023, outra novidade é que o Escola de Eletricistas contará com a execução de aulas práticas que serão realizadas em Centros de Treinamento (CT’S) que possuem redes elétricas didáticas que foram especialmente construídas para o curso profissionalizante.

Processo seletivo e etapas

O processo seletivo do Escola de Eletricistas 2023 será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será realizada no dia 07/06/2023. A Equatorial Piauí reforça que as inscrições poderão ser encerradas antes da data prevista, obedecendo o limite de 200 candidatos (as) por localidade. O regulamento completo está disponível no site.

O curso de qualificação profissional é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), e serão disponibilizado em Teresina e Parnaíba.

Em 2022, o Grupo Equatorial registrou mais de 400 alunos formados no programa Escola de Eletricistas, com destaque nos estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará e Piauí.

Com edição da Nathalia Amaral.

Mais sobre: