Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Equatorial Piauí reforça dicas de segurança para evitar acidentes domésticos com eletricidade

Ocorrências envolvendo eletrodomésticos e eletroeletrônicos são os mais frequentes

06/06/2023 às 11h18

26/09/2023 às 17h44

Dentro de nossas casas o cuidado com energia elétrica deve ser sempre redobrado, garantindo a segurança de todos que nela moram ou visitam. As residências são lugares de conforto e aconchego familiar, mas para manter esse bem-estar é necessário adotar algumas medidas preventivas importantes.

“A casa da gente é para ser um ambiente harmônico e seguro. Por isso, é fundamental revisar periodicamente as instalações elétricas para perceber algo que esteja fora dos padrões técnicos de segurança. Outro ponto que merece atenção é identificar e eliminar fios soltos, desencapados e emendados. Estas situações podem provocar curtos com potencial de gerar incêndios na residência e/ou acidentes graves ou mesmo fatais”, afirma o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio.

 - (Divulgação/Equatorial Piauí) Divulgação/Equatorial Piauí

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 os eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os maiores causadores de acidentes por choques elétricos nas áreas residências. O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica aponta que ano passado foram registrados em todo o país 182 acidentes domésticos envolvendo energia elétrica. Desse total, 149 tiveram vítimas fatais, correspondendo a 81% dos casos.

Em casas com presença de crianças e pets é essencial reforçar alguns cuidados. “Nessas situações é recomendado que sejam instalados protetores de tomadas para protegê-los contra choques elétricos, em especial naquelas tomadas que não estão em uso. Sabemos que as crianças gostam de assistir, jogar e interagir por meio do celular, mas é outro ponto que os pais e responsáveis devem ter atenção. Não se deve utilizar celulares enquanto estão sendo carregados por conta do risco de acidentes”, diz João Porfírio.

Confira outras dicas importantes e orientações gerais de segurança:

> Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou em contato com água;

> Se tiver crianças em casa não deixe que cheguem perto de cabos de eletrodomésticos;

> Se for ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug da tomada e jamais no fio do aparelho;

> O uso do chamado “T” ou benjamim e extensões em geral deve ser evitado, uma vez que o hábito pode causar sobrecargas elétricas e até chegar a causar acidentes graves ou incêndios;

> Em caso de necessidade de trocar lâmpadas, segure sempre a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica);

> Ficar atento a equipamentos elétricos em más condições de uso ou fora das normas técnicas de segurança;

> Jamais instale antenas ou cerca elétrica próximas à rede elétrica;

> Ao realizar reformas e reparos em casa, é fundamental respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial. Assim, é possível evitar qualquer contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, a Equatorial Piauí orienta que seja desligado o disjuntor elétrico ou a chave geral da residência, além disso a população deve solicitar ajuda entrando em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).

Mais sobre: