Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem digital no Piauí: cerca de 1.600 candidatos farão a prova neste domingo (31)

As provas serão aplicadas nos municípios de Teresina, com nove polos, e em Parnaíba

29/01/2021 11:45

Neste domingo (31), acontece a primeira edição da versão digital da prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem). O formato piloto do exame é discutido desde 2015, teve início em 2020 e conclusão gradativamente de implementação até 2026.

No Piauí, cerca de 1.600 participantes farão a prova no formato digital, que serão aplicadas em Teresina e Parnaíba. Desse total, 1.392 candidatos estão previstos para realizar o exame em Teresina, enquanto 208 realizarão a prova em Parnaíba, litoral do Estado.  Ao todo, o Piauí registrou 135.178 mil inscrições no Enem.

O Enem digital será aplicado nos prédios solicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo estes com a estrutura de laboratório de informática definida pela instituição aplicadora com 20 computadores por sala. Em Teresina, serão nove polos de aplicação, em diversas zonas da Capital (confira relação abaixo). Os polos de Parnaíba ainda não foram divulgados

Os horários do Enem digital serão os mesmos do Enem impresso. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.  Os candidatos deverão resolver questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, além da Redação. No domingo seguinte, 07 de fevereiro, os candidatos têm até ás 18h30 para resolver questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

(Foto: Divulgação/UFPI)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portella em Teresina, será um dos locais de prova da versão digital na capital. No segundo semestre de 2020, a Fundação Cesgranrio, organizadora do Enem digital, esteve na UFPI para avaliar os laboratórios de informática da Instituição. Na ocasião, foram homologados mais de 300 computadores, em 17 salas, que estão disponíveis e em perfeito funcionamento para aplicação das provas aos 144 candidatos em laboratórios de informática.

Seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, os candidatos irão ocupar computadores distanciados uns dos outros. Em média, cada sala vai receber até 15 candidatos, o que corresponde ao uso de menos de 50% da capacidade de máquinas disponíveis nos laboratórios habilitados. A partir de sábado (30), a organizadora do concurso irá instalar divisórias entre as máquinas para reforçar ainda mais a separação entre os candidatos.


Na UFPI, as provas do Enem Digital ocorrerão em computadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências da Natureza (CCN), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências da Educação Professor Mariano da Silva Neto (CCE) e Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), além do Colégio Técnico de Teresina e da Biblioteca Comunitária.

Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta

A primeira edição do Enem digital será neste domingo (31) mas terá um número reduzido de participantes. Apesar de ser feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta, fabricada em material transparente, para que possam escrever a redação em papel, que ainda será nesta modalidade este ano.

As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. O tema e os textos motivadores da Redação estarão na tela. No segundo dia de exame, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem.

Recomendações

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus são as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Candidatos com sintomas de Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa foram orientados a não comparecer ao exame. Eles devem notificar o Inep pela Página no Participante e terão direito a fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

Enem 2020

Segundo o Inep, foram 5.783.357 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. São 5.687.271 inscrições para o Enem impresso e 96.086 para o Enem Digital, novidade desta edição. Porém, devido ao cancelamento das provas no Amazonas, por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, esse número caiu para 93.217 inscritos em 104 cidades brasileiras. Os inscritos no Amazonas farão o exame impresso na data da reaplicação, dias 23 e 24 de fevereiro.

Polos de aplicação do Enem digital em Teresina

- Odilon Nunes

- Unissau Redenção

- José Pacífico

- Fundação Bradesco

- UNINOVAFAPI

- Universidade Federal do Piauí (UFPI)

CCE

CCHL

Laboratório de Web Jornalismo

Laboratório de Informática - Lambida sala 405

Laboratório de Engenharia de Produção

Laboratório GEOTEC

- CT - Lab. de Eng. Agrimensura

Laboratório de Engenharia de Produção

- Instituto Federal do Piauí (IFPI Sul)

- Instituto Federal do Piauí (IFPI Central)

Prédio B e C

- Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) João Henrique

Fonte: Com informações de Agência Brasil
Mais sobre: