Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem 2020: Piauí teve 48,7% de presença no segundo dia de prova

Com isso, conseguiu novamente ultrapassar a média nacional de presença no Enem e ficou entre os estados com as melhores taxas no segundo.

25/01/2021 10:38

Dados do Ministério da Educação apontam que, no Piauí, 48,7% dos inscritos compareceram ao segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assim, 64.969 participantes piauienses fizeram a prova neste domingo (24). O Estado conseguiu novamente ultrapassar a média nacional de presença no Enem e ficou entre os estados com as melhores taxas de presença no segundo dia de provas do certame. 

De acordo com o balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2.470.396 pessoas compareceram às provas (44,7%) deste domingo e 3.052.633 (55,3%) faltaram em todo o país. O recorde de abstenção no Enem.

Enem 2020: Piauí teve 48,7% de presença no segundo dia de prova . Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, 2020 foi um ano atípico para a Educação brasileira e os números refletem o momento vivido em todo o mundo. "Vários fatores contribuíram para gerar essa grande quantidade de faltosos em todo o Brasil. A pandemia trouxe muitas incertezas e o medo da contaminação foi outro fator que fez com que muitos não comparecessem aos locais de prova.", pontuou o secretário.

Ellen Gera ressalta ainda que, apesar do Inep ter garantido que todos os protocolos sanitários fossem cumpridos, muitos estudantes moram com pessoas do grupo de risco ou possuem alguma comorbidade e, por isto, se ausentaram das provas.

 "Acredito que o medo da contaminação e o crescente aumento nos casos fez com que essas pessoas ficassem com medo de sair para fazer o Exame. De qualquer forma, a Seduc realizou um trabalho para dar condições de que esses alunos chegassem preparados para as provas, além da oferta do Passe Livre para o deslocamento, mas precisamos respeitar a decisão de quem não se sentiu à vontade para comparecer aos locais de prova", afirmou.

No segundo dia do exame, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esteve nos locais de aplicação do Enem realizando o "Dia E". O secretário Ellen Gera participou do acolhimento aos alunos, com a entrega de kits de proteção contra a Covid-19,  que continham máscara e álcool em gel.

O próximo domingo (31) terá a aplicação do projeto piloto do Enem Digital, onde 96 mil estudantes farão as provas em todo o país. 

Mais sobre: