Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem 2020: mais de 5 mil alunos piauienses terão direito ao passe livre

O passe é destinado para estudantes da rede pública estadual e devem ser distribuídos no dia 11 de janeiro

07/01/2021 10:58

Mais de 135 mil alunos piauienses estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem), que acontece nos dias 17 e 24 de janeiro. Já o Enem digital será realizado no dia 31. Para garantir que os estudantes da rede pública do Piauí consigam chegar aos locais de prova, o governo do Estado disponibilizará passe livre para os candidatos.

Leia também: Locais de prova do Enem 2020 são divulgados; saiba como acessar 

Segundo o secretário de Estado da Educação (Seduc), Ellen Gera, cerca de 5.500 cartões do programa Passe Livre serão distribuídos para os estudantes através da Secretaria de Educação do Piauí. Já a Prefeitura de Teresina deve viabilizar a frota de ônibus extra nos dias de aplicação das provas do Enem.

Ellen Gera, secretário de Estado da Educação (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

“Desde 2016, a Seduc vem implementado o programa do Passe Livre Enem, que garante para os estudantes da rede pública estadualtransporte gratuito nos dias de aplicação de prova no Piauí. Neste ano, que serão aplicadas as provas do Enem 2020, os estudantes de Teresina serão contemplados com esse passe a partir do dia 11 de janeiro, no qual as escolas entrarão em contato com as famílias e estudantes para fazer a distribuição desses passes”, explica.

Elle Gera comenta que, para cada dia de aplicação de prova, o estudante terá direito a duas passagens, de modo que ele possa ir e vir para o local de prova sem pagar nada. Ele reforça que essa medida tem contribuído para que os estudantes tenham maior engajamento em fazer as provas

Para os estudantes dos demais municípios do interior, o Estado tem feito uma articulação com as gerências regionais e prefeituras, garantindo que os estudantes saiam de suas cidades e cheguem aos municípios de aplicação de prova de forma segura. Dos 224 municípios do Piauí, apenas 32 aplicam provas.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: