Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, B-R-O-Bró foi o mais quente dos últimos quatro anos

Segundo o climatologista Werton Costa, o trimestre que engloba os meses de setembro, outubro e novembro foi o mais quente na Capital desde 2016.

08/12/2020 14:38

As altas temperaturas comuns do B-R-O-Bró, conhecido como o período mais quente do ano no Piauí, foram consideradas atípicas nos meses de setembro a novembro de 2020, em Teresina. Segundo o climatologista Werton Costa, o trimestre que engloba os meses de setembro, outubro e novembro foi o mais quente na Capital desde 2016.


Leia mais: Chuvas no Piauí: Confira a previsão climática para o final de 2020 e início de 2021 

De acordo com o levantamento feito pelo climatologista, através de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a variação térmica chegou a ser de 2º C no mês de setembro, enquanto em outubro e novembro foram registrados variações de 1º C e 1,5º C, respectivamente. A média de variação dos últimos anos estava sendo de 1º C, com exceção do mês de outubro de 2017, quando foram registrados 1,5º C a mais do que a média.

Confira a explicação do climatologista:


Os dados apontam, além de temperaturas acima da média na  Grande Teresina, temperaturas abaixo da média na faixa sertaneja, no Sul do Estado, no mês de novembro. "Frentes frias e até uma tempestade subtropical contribuíram para aumentar os índices de chuva na mesorregião e, consequentemente, diminuir as temperaturas", explica Werton Costa.

Apesar disso, a anomalia térmica não foi uma tendência apenas no Piauí. O climatologista explica que 2020 deve ser apontado pelos especialistas como um dos anos mais quentes da história em todo o mundo. "Esse mês de setembro já foi considerado como o mais quente da história, desde que se iniciaram as medições de temperatura", finaliza.


Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: